Culinária da região norte é tema de projeto educacional da escola estadual Simão Corridori

Amapá

24.06.2022

Estudantes e professores da Escola Estadual Padre Simão Corridori, localizada no município de Santana, participaram das oficinas da primeira edição do projeto ‘Cozinha Amazônica: sabores do mundo’

A iniciativa pedagógica buscou a valorização da culinária nortista através do incentivo a utilização de ingredientes conhecidos da região amazônica, além também de contextualizar a historia da culinária que é desenvolvida em todo norte do Brasil.

Cerca de 200 estudantes participaram das oficinas que foram ministradas pelos professores da matriz curricular de Ciências Humanas da própria escola.

Durante as atividades os estudantes tiveram que realizar pesquisas e desenvolver apresentações que explicassem a identidade culinária de cada um dos sete estados que compõem a região norte do país.

O Estudante Júlio Gabriel, de 8 anos, que participou desta primeira edição do projeto  falou entusiasmado sobre sua participação, ele escolheu trabalhar com um peixe típico da região amazônica, a pirapitinga.

‘’A sensação foi de ansiedade, por eu nunca ter participado de uma oficina assim antes. Eu fiquei muito entusiasmado e muito ansioso para poder ver o que tinha aqui’’ disse o estudante.

O projeto ‘Cozinha Amazônica: sabores do mundo’ vem sendo desenvolvido desde o inicio do ano letivo e todo o conhecimento tem gerado interesse pelo assunto aos estudantes, como diz a professora Clara Moraes.

“Um pouco de cada prato dos estados vai sendo mostrado nessa oficina que é uma forma de levar esse conhecimento’’ Disse a professora”.

A Escola Padre Simão Corridori, deve realizar ao longo do ano letivo de 2022 outras oficinas que reforcem essa valorização cultural da região norte.

Por: João Marcos Chaves