"Cuidar-SE" disponibilizou mais de 24 mil absorventes higiênicos em três meses

Sergipe

17.05.2024

Em três meses de ação, 24.045 absorventes do Programa Cuidar-SE foram demandados nas 319 escolas da rede pública estadual de ensino. O programa executado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), tem como objetivo principal acolher as pessoas que menstruam por meio da disponibilização de absorventes higiênicos e da realização de atividades em prol do combate ao preconceito no ambiente escolar e à pobreza menstrual. A meta do ‘Cuidar-SE’ é disponibilizar 218.568 absorventes para todas as escolas estaduais ao longo deste ano.

Nas salas de aula e nos corredores da escola, o impacto do programa é evidente. Estudantes que antes se preocupavam com a falta de recursos para enfrentar sua menstruação de forma digna, agora encontram alívio e conforto sabendo que têm acesso a absorventes de forma gratuita e sem constrangimento.

“Acho essa iniciativa necessária, pois muitas estudantes como eu não têm condição financeira de comprar absorvente”, afirma Caymmi Vitória Barros dos Santos, aluna do 3ª série do Colégio Estadual jornalista Paulo Costa, no Bugio.

Nislayne Acsa da Silva Lima, aluna do 3ª série do Colégio Estadual jornalista Paulo Costa, é uma das estudantes que também é beneficiada pelo Cuidar-SE. “Os absorventes são de boa qualidade, têm uma quantidade maior e ajudam pessoas que não têm como comprar e ter o absorvente”, comenta.

Para que os absorventes higiênicos cheguem a todas as 319 escolas da rede pública estadual de ensino, a Seduc faz a distribuição para as diretorias regionais de educação (DREs), que encaminham esses produtos para as escolas estaduais, considerando a matrícula ativa e o número de pessoas que menstruam. O foco inicial do programa são 71 mil estudantes que menstruam matriculadas na rede pública estadual de ensino.

Acolhimento e conscientização

A diretora do Dase, Eliane Passos, enfatiza que além do acolhimento, o programa tem um viés educativo. “Deve-se promover a conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual, bem como ensinar a importância da educação em saúde, higiene pessoal, saúde menstrual, saúde sexual e reprodutiva, além da distribuição gratuita de absorventes íntimos higiênicos. O Cuidar-SE é mais uma ação de acolhimento, ou seja, o aluno precisa e nós estamos aqui para servir”, detalha.

O impacto positivo do Cuidar-SE não se limita apenas às estudantes, mas se estende às famílias e à comunidade em geral. Ao promover a saúde e o bem-estar das pessoas que menstruam, o programa contribui para uma sociedade mais igualitária e saudável.

“O Cuidar-SE é mais uma forma de atender aos estudantes da rede pública, promovendo conversas sobre menstruação e acerca do comportamento das pessoas que menstruam antes, durante e depois do período menstrual. O programa é uma forma de ampliar outros programas que visam suprir as necessidades dos estudantes”, destaca Eliane.