Criatividade dos alunos é destaque durante a II Mostra Acadêmica de Cacoal em Rondônia

Educação

13.06.2018

Com foco histórico, artístico e literário, a Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Josino Brito realizou a II Mostra Acadêmica em Cacoal.

Além de compor uma das etapas do projeto Dia de Ler Todo Dia, a Mostra é uma ação interdisciplinar que envolve as áreas de Linguagens e Ciências Humanas. A atividade teve como objetivo proporcionar aos estudantes momentos de estudos sobre as principais correntes literárias da língua portuguesa e identificar as influências histórico-sociais na produção artística luso-brasileira.

O momento permitiu analisar de que modo o trabalho interdisciplinar nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas pode contribuir para o incentivo à pesquisa e à produção artística e científica dos estudantes, assim como à leitura e a interpretação de diversos gêneros textuais.

“Atividades como esta é envolvente para os alunos, pois cabe a eles pesquisar e achar a melhor forma de apresentar o trabalho, dentro da comunidade estudantil. Todos os trabalhos superaram a expectativa, trazendo a criatividade dos nossos alunos, a favor do conhecimento. Em atividades assim, são os próprios alunos que buscam o conhecimento para repassá-los aos colegas e visitantes, que vieram à escola prestigiar a segunda Mostra Acadêmica da escola Josino Brito”, destacou a coordenadora regional de Educação de Cacoal, Marlene Ceconi.

Através da criatividade, os alunos deram vida a diversos livros e contos que marcam a literatura luso-brasileira, entre eles Memórias Póstumas de Brás Cuba, O seminarista, Dom Casmurro, O tronco do Ipê, A Moreninha, Vidas Secas, A cartomante, entre outras obras.