Amapá
22.02.2022O governador Waldez Góes entregou nesta última sexta-feira, 18, no Palácio do Setentrião, o material educacional do Programa Criança Alfabetizada para os 16 municípios do Estado. São 75 mil kits pedagógicos que serão distribuídos para estudantes e professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual.
O evento reuniu professores, gestores escolares, secretários municipais de Educação e prefeitos para receber o material e repactuar a colaboração pela alfabetização na idade certa no Amapá. O investimento feito pelo governo nos livros didáticos somam mais de R$4 milhões.
Waldez frisou que é importante o engajamento de todos com as ações do Programa Criança Alfabetizada, pois impulsionam o desenvolvimento humano no Amapá.
“Temos livros didáticos feitos por professores amapaenses, bolsas, formações, premiações e cota parte do ICMS. É importante ser mobilizador e engajador do programa. Participar da alfabetização das nossas crianças”, afirmou o governador.
Livros didáticos amapaenses
Agora, as crianças amapaenses são alfabetizadas de acordo com a sua vivência, identidade cultural e regionalidade, pois os conteúdos dos livros didáticos são produzidos por professores-autores das redes municipal e estadual de ensino, selecionados e capacitados pela Associação Nova Escola, com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
A estudante Maria Flor Idalino de Souza, do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Duarte de Azevedo, participou do evento e leu o conto Mapinguari, personagem das lendas dos indígenas da Região Amazônica, presente no Livro de Língua Portuguesa 3º ano do Programa Criança Alfabetizada.
Avaliação da aprendizagem
O Programa Criança Alfabetizada dispõe do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (SisPAEAP) para verificar a qualidade da educação ofertada pelo estado e municípios.
Os estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental fazem uma avaliação para aferir os conhecimentos relacionados aos procedimentos de leitura em Língua Portuguesa e as habilidades de Matemática.
A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, explica que os dados obtidos pelo SisPAEAP é fundamental para apontar os caminhos pedagógicos que a escola deve seguir.
“Na nossa última avaliação, de cada 100 estudantes matriculados no 2º ano, apenas quatro tinham a fluência em leitura desejada. Isso significa que é necessário adotar novas práticas pedagógicas. Precisamos ter compromisso com a aprendizagem do estudante e com seu sucesso escolar”, pontuou a gestora.
Regime de colaboração
O Programa Criança Alfabetizada funciona por meio de termo de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Amapá e os 16 municípios, para transformar a realidade educacional com o compromisso de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa, em regime de colaboração.
O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá, prefeito Carlos Sampaio, destacou que a educação é a única arma que transforma vidas e a sociedade.
“Nós já trilhamos muitas coisas e agora estamos colhendo os frutos desse trabalho, como os livros didáticos. Só seremos bons se formos juntos. Vamos continuar unidos pela educação”, finalizou Sampaio.
Por: Caroline Mesquita