Criança Alfabetizada: Governo do Estado capacita mais de 90 multiplicadores da rede de ensino do Amapá

Amapá

08.03.2024

O Governo do Amapá está capacitando mais de 90 educadores, dos núcleos de foramação dos municípios no programa Criança Alfabetizada, em estratégias pedagógicas para reforçar a alfabetização nas séries inicias da rede de ensino do estado. A formação segue até sexta-feira, 8, em Macapá.

O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) e faz parte do fortalecimento da fluência em leitura para crianças do 1º ao 2º período do ensino infantil e ensino fundamental 1. No primeiro momento, foram formados 44 profissionais, enquanto outros 48 serão capacitados até o fim da semana. A ideia é que eles atuem como multiplicadores das estratégicas nos 16 municípios do estado, promovendo melhorias nas práticas pedagógicas.

A formação inclui estudos direcionados, atualizações sobre metodologias ativas e práticas pedagógicas eficazes para melhorar o desempenho dos professores em sala de aula.

“Nós estamos com os formadores que estão vindo receber as informações para as levar para as redes municipais de ensino. Esse é uma forma colaborativa desenvolvida pelo Governo do Estado para reforçar a atuação nas cidades. É uma prática importante e que vai dar um olhar mais atento para o ano de 2024, e para a alfabetização das crianças de todo o Amapá”, enfatizou a coordenadora do programa Criança Alfabetizada no Amapá, Debora Vale. 

Ao longo do ano, são realizados diversos ciclos de formação, com provas avaliativas como a do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá, implementado em 2019 e que avalia os índices referentes à Língua Portuguesa e Matemática nas escolas estaduais e municipais.

“Buscamos que as crianças se desenvolvam com todos os seus direitos e que sejam reconhecidas como pessoas em processo de aprendizagem. Além disso, temos que dar o passo inicial para que elas se tornem alfabetizadas e possam chegar ao ensino fundamental com conhecimento prévio que adquiriu durante o processo de educação infantil. Tudo isso é o que contribui, consequentemente, para a melhora dos nossos índices”, considerou a formadora da Secretaria de Educação de Macapá, Shyrlene Cantuária.

A programação segue até a sexta-feira, 8 no auditório do Centro de Valorização da Educação (Cveduc), localizado no bairro Santa Rita. 

Criança alfabetizada

O programa conta com o apoio da Fundação Lemann e Associação Bem Comum. Ele proporciona treinamento constante para educadores, coordenadores pedagógicos e administradores escolares; recursos didáticos extras; avaliação contínua do progresso dos alunos; supervisão e acompanhamento do desenvolvimento do ensino e aprendizagem, além de colaboração e estímulos.