Coordenação Regional de Educação de Itaberaí reúne estudantes do Ensino Médio em congresso sobre protagonismo juvenil

Goiás

06.05.2022

Estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio das escolas estaduais de Americano do Brasil, Itaguari, Itaguaru e Itaberaí participaram, nesta quarta-feira (4/5), do I Congresso do Ensino Médio da Coordenação Regional de Educação (CRE) de Itaberaí. O evento teve o objetivo de promover a integração e a troca de experiências entre os jovens, visando fortalecer e abrir caminhos para o protagonismo juvenil.

No primeiro momento do congresso, os alunos receberam a secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, em uma palestra sobre os Usos e Recursos da Educação. Além dela, os estudantes puderam ouvir a prefeita de Itaberaí, Rita de Cássia Soares Mendonça; a secretária Municipal de Educação, Carla Lemes; o presidente da Câmara Municipal de Itaberaí, João Pereira Filho; a superintendente de Ensino Médio da Seduc, Osvany Gundim; e o coordenador regional de Educação de Itaberaí, Vinicius Átila de Carvalho.

“Vocês estão tendo o privilégio de participar do I Congresso do Ensino Médio”, enfatizou o coordenador regional de Itaberaí em sua fala. De acordo com ele, o evento surgiu com o intuito de engajar os jovens dessa etapa de ensino, principalmente após o longo período de distanciamento ocasionado pela pandemia. “A gente resolveu fazer uma ação para movimentar, para criar um diálogo, trazer essa ideia do protagonismo e trazer o aluno para discutir entre eles”, contou Vinicius.

Para ampliar o debate foram convidados os estudantes de todas as escolas da regional, sejam regulares, integrais, militares, do GoiásTec ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao vê-los juntos, a secretária da Educação de Goiás fez questão de enfatizar os investimentos e recursos feitos na Educação e que visam, justamente, promover a equidade entre os jovens de todo o Estado. “Nós queremos que vocês tenham condição de disputar essas vagas que estão sendo disponibilizadas no Enem com todo estudante brasileiro”, afirmou Gavioli.

Grêmio Estudantil
O congresso em Itaberaí marcou também a posse dos presidentes dos Grêmios Estudantis da regional. Retomados em agosto do ano passado, os grêmios serão um espaço de convivência e debate para os estudantes das escolas estaduais. Por meio de suas diretorias, eles serão a principal ferramenta de diálogo entre estudantes e as equipes gestoras das unidades.

“É algo para a participação de vocês nas ações da gestão, no direcionamento das ações pedagógicas e de estrutura dentro da escola”, acentuou Vinicius Átila aos estudantes.

Para a diretora do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Honestino Monteiro Guimarães, Marilene Aparecida da Silva, tanto o evento quanto a retomada dos Grêmios Estudantis são de suma importância para a formação de estudantes autônomos, solidários e competentes.

“No momento em que a gente traz esse jovem para viver outras realidades e compartilhar outras situações, a gente possibilita que ele retorne ao espaço com novas ideias, novas motivações. Andou-se esquecendo disso, desse lado da escola e ele é necessário. É necessário para que tenhamos novos movimentos e novas lideranças”, ressaltou a gestora.

Pelo relato de Ana Paula Duarte de Oliveira, aluna recém-empossada como presidente do grêmio do Cepi Honestino Monteiro Guimarães, a novidade parece já ter surtido efeito. “A gente está com muitos projetos para melhorias para a escola, para quem vai vir no futuro”, adiantou a jovem da 3ª série do Ensino Médio, planejando seus primeiros movimentos na diretoria.