Mato Grosso do Sul
07.12.2021No último dia 30 de novembro, a Coordenadoria Regional de Educação de Naviraí (CRE-8), realizou o evento de premiação da 2ª edição do Concurso "Maria da Penha vai à escola”, cujo tema, neste ano de 2021, foi “A violência contra a mulher e os 15 anos da Lei Maria da Penha”.
O Concurso é realizado desde 2019, sendo um desdobramento do programa “Não se cale”, instituído pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Mato Grosso do Sul (SPPM-MS), Lei nº 4.969/2016 e é realizado desde 2019, tendo como público-alvo os estudantes do 6º do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, nas categorias de desenho, poema e vídeo.
Edição 2021
Na edição deste ano foram recebidos na CRE-8 50 vídeos, 44 desenhos e 42 poemas. Destes foram pré-classificados 15 desenhos 16 poemas e 17 vídeos e enviados para a Comissão Avaliadora, composta por integrantes da comunidade com notório saber e ou formação acadêmica em cada categoria. A Comissão avaliou e elegeu os 1º, 2º e 3º lugares.
A premiação foi de Smartphones (primeiros lugares), mini caixas de som (segundos lugares) a fones de ouvido bluetooth (terceiros lugares). Também foram entregues certificados de participação e medalhas para todos os estudantes, até o 5º lugar, um mimo para os professores orientadores e para a Comissão Avaliadora. Tudo graças às parcerias firmadas entre a CRE8 e o comércio local, empresas, profissionais liberais e amigos da escola.
Em razão do recebimento de trabalhos que, não só abordaram o tema sobre a Violência contra a Mulher, mas também, representaram a superação de alguns estudantes, premiou-se também por Honra ao Mérito. Receberam essa distinção 01 estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA), 01 estudante da Educação Especial e 03 estudantes da Educação Indígena.
O evento, organizado de acordo com todas as medidas de biossegurança, contou também com apresentações culturais realizadas por estudante e professora do CEEP Senador Ramez Tebet (música) e EE Antônio Fernandes (dança).
Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS