Mato Grosso do Sul
21.12.2022Coordenadoria Regional de Educação de Dourados (CRE 05) realizou no dia 14 de dezembro, no Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravante Rosa, a “Socialização de Práticas Pedagógicas do Programa MS Alfabetiza - – Todos pela Alfabetização da Criança”.
O evento teve por objetivo, socializar um breve relato de experiências exitosas, que aconteceram a partir das formações continuadas, trilhando caminhos para o processo de alfabetização em Mato Grosso do Sul e articulando teoria e prática contexto da Educação Infantil , ofertadas aos professores alfabetizadores e professores que atuam na educação infantil; assim como o desenvolvimento de práticas pedagógicas, com efetiva participação dos estudantes, tendo como suporte, os livros de 1º e 2º ano da “Coletânea MS Alfabetiza”.
O encontro que contemplou os doze municípios jurisdicionados à CRE 05 (Caarapó, Deodapólis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Laguna Carapã, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina) foi marcado pela participação efetiva de professores e estudantes, por meio de músicas/danças: “roda de tereré” e mostras de trabalhos, organizados nas formas, impressas e orais.
De acordo com as professoras formadoras/pedagogas da CRE 05, Lucimeire Aparecida Garcia Calado e Daniela Bergmann Wagner, a avaliação de Fluência em Leitura e do Sistema de Avaliação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS), são importantes instrumentos para o acompanhamento dos indicadores de aprendizagem dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental, durante este primeiro do Programa MS Alfabetiza.
Para o coordenador Regional de Educação de Dourados, Nei Elias Coinethe de Oliveira, o fortalecimento da gestão escolar, a cooperação entre Estado e Municípios e a oferta de material didáticos escolar, são elementos indispensáveis na implantação de uma política educacional de qualidade junto ao processo de alfabetização dos estudantes no Estado de Mato Grosso do Sul.