Pernambuco
24.01.2025O Conservatório Pernambucano de Música (CPM) realizou a tradicional Cantata Natalina no Teatro de Santa Isabel, um dos mais tradicionais espaços de espetáculos do Recife. O evento aconteceu, no último sábado (21) e domingo (22), e encantou o público com um repertório inédito, diversificado e envolvente, destacando os talentos emergentes adultos e infantis, por meio da cantata Elysium – Um Novo Éden.
A obra é composta pelo professor Ewerton Marinho e foi executada em três partes. Ela contou com a participação de solistas, coro adulto e infantil, e teve ainda o acompanhamento de um grupo instrumental.
A primeira parte da cantata trouxe questões contemporâneas como a ansiedade, o ritmo acelerado da vida moderna e as suas dificuldades em equilibrar os desafios do cotidiano. Em seguida, as vozes infantis introduziram uma mensagem de amor, amizade e alegria, oferecendo uma visão de renovação e esperança. A obra culminou com um apelo à fé, à esperança e ao renascimento do amor, unindo todos os participantes em uma grande Ode à Alegria.
A apresentação foi uma reflexão profunda sobre a humanidade e foi inspirada na filosofia de Friedrich Schiller e da sua célebre “Ode à Alegria”, que inspirou o quarto movimento da Nona Sinfonia de Beethoven. Ambas as obras promovem a ideia da fraternidade universal entre os povos.
“A gente fica muito feliz em ver a participação do público prestigiando a nossa Cantata Natalina. É muito importante valorizar a prata da casa e nós estamos trazendo grupos de estudantes e professores do CPM para realizar essas apresentações. Acredito que não há arte mais importante que agregue tanto as pessoas e emocione tanto quanto a música. E eu sou muito feliz de trabalhar em um lugar que é produção musical o tempo inteiro”, destacou a gerente geral do CPM, Janete Florêncio.
O concerto ainda contou com a participação do conjunto infantil de flautas transversas sob a regência dos professores Sérgio Campelo e Sabrina Santos. Os estudantes do grupo se destacaram nas audições do final deste ano. As crianças interpretaram canções natalinas tradicionais, como “Bate o Sino” e “Noite Feliz”, entre outras. Com arranjos cuidadosamente elaborados, a apresentação emocionou o público que foi ao evento, trazendo a magia do Natal por meio da música instrumental.