CORREÇÃO DE FLUXO | Governo desenvolve estratégias para alcançar estudantes em situação de defasagem idade-série

Roraima

22.07.2021

Por Francis Silva

Foto: Ascom/Seed

Além do acesso à educação, crianças e adolescentes têm o direito de aprender dentro de sua idade escolar. E o Governo de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), vem desenvolvendo políticas públicas para que esses direitos sejam garantidos.

O Projeto de Correção de Fluxo é uma dessas políticas, que busca garantir a permanência e o aprendizado de estudantes que se encontram em situação de distorção idade-série, ou seja, que estão com atraso de dois ou mais anos em sua vida escolar.

Nas escolas estaduais da capital, são 1.458 alunos nessa situação, sendo 702 do Ensino Fundamental e 631 do Ensino Médio.

De acordo com Rosilda Garcia, coordenadora do projeto, a vida escolar irregular destes alunos, marcada pela ocorrência de reprovação, tem um alto custo, tornando-os mais propensos a abandonar seus estudos.

“Nosso objetivo é oportunizar a aprendizagem e a permanência das nossas crianças e adolescentes matriculadas na rede de ensino que estejam fora da faixa etária, por meio de estratégias diferenciadas, que visam ajudá-los no desempenho escolar”, destacou Rosilda.

Umas das estratégias é o planejamento curricular diferenciado para esses estudantes, onde são organizadas todas as atividades que o educando irá realizar com as turmas de Correção de Fluxo, tratando as especificidades de cada estudante para atingir a correção e fazê-lo retomar para a série certa, conforme a sua idade.

O projeto é trabalhado nas escolas da rede. Até o momento, 26 escolas possuem turmas de correção de fluxo e mesmo durante a pandemia, o trabalho diferenciado com essas turmas não parou.

Para fortalecer as estratégias do projeto, em 2019 a Seed assinou um termo de pactuação com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Essa parceria oferece formações continuadas para técnicos, gestores, professores, entre outros servidores da educação que atuam nas turmas de Correção de Fluxo.

O Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) também promove cursos e capacitações direcionadas aos profissionais que atuam com a Correção de Fluxo.

“A Secretaria vem atuando com dedicação a essa proposta pedagógica diferenciada buscando a construção de uma trajetória de sucesso escolar para os estudantes da rede”, finalizou Rosilda.