Cordel é tema de momento cultural em escola de Tocantinópolis

Tocantins

29.11.2022

O projeto de leitura trabalhado em sala de aula durante este bimestre na Escola Paroquial Cristo Rei, em Tocantinópolis, teve sua culminância na manhã desta terça-feira, 29, tendo como gênero textual, o Cordel. Em sala, após o estudo do gênero, foi feita produção de estrofes de cordéis e xilogravura confeccionada com o isopor, além da troca de experiências culturais entre os estudantes com a cordelista de Campina Grande (PB), Anne Karolynne, através do Google Meet.

Participaram cerca de 80 estudantes das quatro turmas de 8º anos, turnos matutino e vespertino, duas professoras envolvidas e equipe escolar, formada pro três coordenadores e a diretora da Unidade.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa e responsável pela ação, Gerlane Galvão, sempre foi seu lema ensinar além do material do livro didático. “E quando é possível eu procuro, planejo, argumento e executo, sempre contando com o apoio da equipe escolar, ações que possam motivar nossos estudantes a ler e produzir mais em qualquer gênero. Nesse caso, eles conseguiram produzir estrofes nos moldes de cordel”, explicou a professora.

Para a diretora da Unidade Escolar, Vaneça Alves, a professora Gerlane Galvão prima pela contextualização das ações pedagógicas. “Desta vez a atividade desenvolvida com os estudantes trouxe para a escola a cordelista Anne Karolynne, referência em cordel no país. O processo pedagógico que envolveu a atividade, além das diversas habilidades desenvolvidas, entusiasmou e motivou os estudantes e equipe escolar na produção e apreciação da escrita. Somos gratos pela oportunidade de vivenciarmos essa prática no contexto escolar”.

A estudante Maria Eduarda Milhomem, 14 anos, ressaltou que ela e os colegas participaram do projeto e acharam muito importante o estudo do cordel e da poesia, além de ter a oportunidade de conhecer a poetisa paraibana Anne Karollyne. “Entendemos um pouquinho mais sobre a história do cordel. Chamou muito a nossa atenção o fato de que a poetisa começou a escrever poesias e cordel através de uma professora que passou uma atividade que era escrever um livrinho de poesias, ela se empenhou e se apaixonou por esse mundo do cordel. A nossa professora Gerlane Galvão passou o mesmo trabalho em sala para a gente, e através dessa atividade, como aconteceu com a poetisa, talvez algum aluno consiga encontrar seu dom e sempre espalhar esses cordéis e poesias pelo mundo”, completou.

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado

Lenna Borges/Governo do Tocantins