Coordenadoria Distrital 5 realiza 1ª Feira de Tecnologia em escolas da rede estadual

Amazonas

15.09.2025

A Coordenadoria Distrital de Educação 5 (CDE 5) realizou, nesta sexta-feira (12/09), a 1º Feira de Tecnologia de suas escolas, com o tema "Guardiões da Natureza". Com a participação de oito unidades escolares, o evento foi realizado na sede da CDE 5, localizada no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus. A iniciativa contou com a participação de turmas do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Divididos em stands, os estudantes apresentaram seus projetos ‘plugados’ e ‘não-plugados’, desenvolvidos a partir das plataformas Scratch e Octo Studio. As plataformas, online e gratuitas, oferecem ferramentas pedagógicas que podem ser utilizadas no ensino de programação para iniciantes.

Segundo a assessora de Tecnologias Educacionais da CDE 5, Raimunda Sales, as escolas já vem trabalhando a educação 4.0 e o uso de programas pedagógicos que alinham tecnologia e educação em sala de aula. A 1º Feira de Tecnologia é a culminância desse trabalho.

“Esse trabalho que nós temos feito está pautado na lei 14.533, que instituiu a educação digital, então estamos fazendo a inclusão desse conteúdo nas escolas e dando a oportunidade, abrindo espaço, para que os alunos conheçam e aprendam a utilizar essas ferramentas pedagógicas”, ressaltou a assessora.

 

Tecnologia e conscientização

Incentivando o protagonismo estudantil, a iniciativa permitiu que os alunos criassem projetos tecnológicos que envolvem a conscientização ambiental, como lixeiras com sensores de movimento e ventiladores sustentáveis.

Da Escola Estadual (EE) Gilberto Mestrinho, James Farias, 16, que está na 2ª série do Ensino Médio, foi um dos estudantes que participou do desenvolvimento de um dispenser de absorventes com sensor de movimento. Segundo ele, o projeto trouxe grande orgulho para ele e sua turma.  

“Eu sempre fui apaixonado por tecnologia, mas nunca tive a oportunidade de mexer com isso, então finalmente esse momento chegou. Para mim, apresentar esse projeto foi uma experiência muito boa, porque sei que é algo que eu criei, pensei, escrevi e algo que realmente me orgulho”, compartilhou o aluno.

Para realizar o evento e selecionar quais escolas iriam apresentar seus trabalhos, foram realizadas diversas oficinas, ministradas por professores das mais diversas áreas, como explicou o professor de física, Daniel Batista.

“As escolas foram selecionadas na Coordenadoria para apresentar trabalhos voltados para a sustentabilidade e para o tema 'Guardiões da Natureza'. Então, chegamos ao momento de apresentação desses projetos criados a partir dessas plataformas”, finalizou o professor.

 

TEXTO: Andrya Pietra

FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar