Coordenadores pedagógicos passam por formação sobre planejamento de aulas com foco no Currículo de Sergipe

Sergipe

15.04.2021

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), das diretorias regionais de educação e da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais, em parceria com a Nova Escola, está realizando encontros formativos com os coordenadores pedagógicos das unidades de ensino da rede estadual, visando apoiar os professores na elaboração  dos planejamentos de aula com foco nas habilidades do Currículo de Sergipe, incluindo estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação pertinentes ao ensino remoto. As formações são uma continuidade do Curso “Planejamento para o desenvolvimento de habilidades em contexto híbrido", iniciado em 16 de fevereiro.

De acordo com a diretora do DED, professora Ana Lúcia Lima, as atividades não presenciais evidenciaram o papel de vários protagonistas no processo de ensino- aprendizagem. “O coordenador pedagógico foi um desses protagonistas. Os encontros e vivências formativas permitem o aperfeiçoamento da rotina do trabalho nas escolas, oferecendo suporte pedagógico para a realização das atividades pelos professores. Neste momento de enfrentamento à pandemia, a utilização de estratégias e metodologias de ensino dinâmicas e de interação midiática, alinhadas ao documento de priorização curricular de Sergipe, proporcionam uma ampliação da diversidade de acesso aos estudos. Todos esses aprendizados contribuirão significativamente para o desenvolvimento dos nossos estudantes”, disse.

A mesma opinião foi compartilhada pelo professor João Manoel de Faro Neto, assessor do DED, que acrescentou que “a formação é um importante apoio para que os coordenadores pedagógicos possam contribuir com os professores na qualificação do processo de ensino- aprendizagem, visando à Formação Integral dos alunos”.

Segundo Ádson de Lima Silva, diretor do Serviço de Planejamento e Ensino (Seplen) da DRE 8, a formação foi de extrema importância para as equipes pedagógicas das unidades de ensino e para as diretorias regionais, pelo fato de estar proporcionando a reflexão, discussão e aprendizado contínuo sobre um tema relevante, principalmente no contexto de atividades não presenciais, que é o planejamento do professor. “Esta ferramenta indispensável para a sua prática pedagógica precisa ser construída a partir da realidade e contexto dos estudantes, intentando, claro, o alcance dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento das habilidades, respeitando todo o contexto que está sendo vivenciado”, declarou ele, afirmando ainda que a formação agregou de forma significativa no processo de reflexão e reconstrução da prática docente.

 Camila Lopes, residente em gestão pública do Departamento de Educação da Seduc, ressalta ainda que um ponto importante dessa formação é que ela está alcançando boa parte dos coordenadores de todas as DREs da rede estadual de Sergipe, ou seja, “está sendo uma grande oportunidade de avançar na implementação do novo Currículo Sergipano e no processo de mudança de paradigma de uma escola pública voltada para o conteúdo a ser trabalhado em uma sala de aula que desenvolva em seus alunos as competências necessárias para o século 21”.

Já Alessandra Santana Bispo, diretora do Seplen da DRE 3, informou que no dia 12 de abril foi finalizado o módulo 8 da formação para os coordenadores pedagógicos e técnicos pedagógicos da sua regional, que teve como foco o planejamento para o desenvolvimento de habilidades no contexto híbrido. “Esse momento está sendo crucial para que os coordenadores consigam auxiliar os professores no planejamento. Nas avaliações dos encontros formativos, os cursistas informam que estão gostando muito do curso, pois a formação está conectada com a prática e eles estão sendo colocados em uma postura ativa e colaborativa na construção dos conhecimentos”, disse.

Ainda segundo Alessandra, ao terminar um dos módulos, um dos coordenadores participantes escreveu no chat a seguinte mensagem: “Nunca mais olharemos os planejamentos dos professores da mesma forma". Para ela, essa colocação demonstra que o objetivo está sendo atingido, que é despertar a necessidade de um novo olhar para o planejamento, de acordo com o currículo sergipano, com as habilidades e com o formato híbrido.

O curso está organizado em nove módulos, nos quais estão sendo desenvolvidos os seguintes temas:

Módulo 1- Foco na habilidade X Foco no conteúdo;

Módulo 2 - Análise e construção de objetivos de aprendizagem;

Módulo 3 - Aluno no centro;

Módulo 4 - Planejamento para o Ensino Remoto;

Módulo 5 - Estrutura do Planejamento;

Módulo 6 - Evidências e Progressão dos objetivos de aprendizagem;

Módulo 7 - Progressão de objetivos de aprendizagem;

Módulo 8 - Experiências de Aprendizagem, e

Módulo 9 - Planejamento escolar e a Educação Especial na perspectiva inclusiva.