Coordenadores municipais participam de capacitação para aplicar Avaliação da Fluência em Leitura

Secretaria da Educação do ES

15.06.2021

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Gerência de Avaliação (GEA), Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF) e da Coordenação do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Copaes), realizou, nessa segunda-feira (14), a capacitação para os Coordenadores Municipais sobre a etapa de organização da Avaliação da Fluência em Leitura, prevista para agosto de 2021. 

Cerca de 75 municípios do Espírito Santo aderiram à Avaliação da Fluência em Leitura e as escolas municipais poderão participar desta avaliação. Visando a fornecer uma melhor orientação, a capacitação foi desenvolvida com dois grupos: o primeiro incluindo os coordenadores municipais das Superintendências Regionais de Educação (SRE) de Afonso Cláudio, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Carapina, Colatina e São Mateus, no horário de 9h30 as 11h, e o segundo grupo, atendendo às SREs de Cariacica, Guaçuí, Linhares, Nova Venécia e Vila Velha, de 15h as 16h30.

Os coordenadores municipais são bolsistas do Paes ou técnicos indicados pelas Secretarias Municipais de Educação, responsáveis por orientar os diretores das escolas municipais no uso da plataforma Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC). Nesta fase, a plataforma permite a organização que precede a aplicação da Avaliação da Fluência em Leitura, com ações como, por exemplo, o cadastro da equipe escolar e a validação da base de alunos e turmas.

A Avaliação da Fluência em Leitura tem o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos. 

Os resultados permitirão identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra, de modo que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização.

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação da Sedu 
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata