Viagem de intercâmbio aos EUA e curso de capacitação serão estendidos, este ano, aos coordenadores do Prêmio Gestão Escolar - PGE.
Para, Rosa Neide, “o aprimoramento de todos os envolvidos no PGE é de fundamental importância para o aperfeiçoamento do ensino”. E completou dizendo que é preciso “pensar nas situações difíceis que ocorrem na educação brasileira e transformar as dificuldades em oportunidades” e enfatizou que a inclusão de todos os alunos, com permanência e qualidade social, é a resposta lógica de exclusão educacional e fracasso escolar.
A iniciativa de enviar os coordenadores para um intercâmbio nos EUA é também uma forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido, aponta a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa. Para ela “o coordenador é estratégico no trabalho de prospecção e é uma forma de reconhecer o trabalho deles”.
Para a coordenadora de Mato Grosso, Cátia Figueiredo, a viagem e o curso de capacitação que serão proporcionados fazem parte de “um momento ímpar” na carreira como educadora e que o aprendizado obtido após a viagem trarão novos horizontes para o trabalho. Opinião partilhada pela coordenadora de Rondônia, Rosilda Shockness, que ressaltou o curso de capacitação como instrumento de aperfeiçoamento do trabalho afirmando que “a capacitação, por meio do intercâmbio, é estratégica para a multiplicação de conhecimento nas redes estaduais e no preparo de novos gestores”.
O intercâmbio tem o objetivo de dar “aos diretores a oportunidade de conhecer experiências educacionais diferenciadas”, afirma Beatriz Cortese, coordenadora de projetos Cenpec, parceiro do programa. A viagem dos coordenadores ocorre entre os dias 13 e 24 de setembro. Os intercambistas terão oportunidades de participar de cursos que abordarão o panorama do sistema educacional dos EUA; o papel do governo na definição de políticas públicas em educação; o papel das demais organizações educacionais na definição de políticas em educação. Além dos cursos, os coordenadores visitarão escolas e poderão observar a estrutura e funcionamento; além de participarem de reuniões com diretores, educadores e membros de associações de pais e mestres e de conselhos escolares locais.
PGE - O intercâmbio educacional, que já proporcionou a troca de experiências para 328 diretores, faz parte da premiação do PGE, uma promoção do Consed em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura e o Ministério da Educação (MEC). A premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo, 34.832 instituições já participaram.