Coordenadores das unidades escolares da Regional de Tocantinópolis participam de Formação de Fortalecimento das Práticas Pedagógicas

Tocantins

22.03.2024

As equipes da coordenação pedagógica e de coordenadores pedagógicos de área de todas as unidades escolares pertencentes à Superintendência Regional de Educação de Tocantinópolis participaram da Formação de Fortalecimento das práticas pedagógicas, por meio das Matrizes de Recomposição das Aprendizagens. Os encontros foram realizados na sede da Regional, entre os dias 19 e 22 de março. 

A formação proposta pela SRE tem o objetivo de fortalecer o trabalho das equipes de coordenação no planejamento pedagógico em consonância com Matrizes Curriculares de Recomposição das Aprendizagens, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e o Documento Curricular do Tocantins (DCT). 

Após a publicação das novas Matrizes de Recomposição e ouvidas as dúvidas das equipes de coordenação de área das unidades escolares, bem como dos docentes, os técnicos do Currículo da Regional promoveram os encontros de formação, contemplando as áreas de Linguagens e suas Tecnologias, Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. 

Para o professor André Araújo Santana, coordenador de área de Humanas da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral XV de Novembro, em Tocantinópolis, a reunião formativa abriu um espaço de debate de grande produtividade e enriquecimento pedagógico. “A construção de planos em grupos, a troca de ideias sistêmicas e dinâmicas, somadas ao esclarecimento das técnicas de currículo tornaram possíveis este encontro, que será um grande passo para novas oportunidades metodológicas de ensino e aprendizagem da nossa regional”, enfatizou.

A técnica pedagógica do Currículo da Regional, Fabilene Pereira, acredita que “momentos como esses são de grande relevância, pois temos a oportunidade de refletir sobre nossas práticas docentes, possibilitam o compartilhamento de experiências e promovem uma melhor gestão das aprendizagens. Durante os encontros, foi possível visualizar o engajamento e interação dos profissionais envolvidos. Possibilitou, também, o fortalecimento das práticas pedagógicas e o compromisso do trabalho como educador”, frisou. 

 

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins