Escolas receberão o programa “TCERR e a Cidadania” promovido mediante parceria com o Tribunal de Contas do Estado

Roraima

22.04.2019

Por Mágida Azulay Khatab 

Foto: Ascom/Seed

Os estudantes do Ensino Médio de Roraima terão acesso a informações sobre o funcionamento do TCE/RR (Tribunal de Contas do Estado de Roraima) e também sobre controle social. Estes são os principais objetivos do programa “TCERR e a Cidadania“, promovido pelo órgão de controle em parceria com a SEED/RR (Secretaria de Estado da Educação e Desporto de Roraima).

A secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo participou do lançamento da segunda fase do programa na sede do TCE/RR, e destacou a importância da ação para os estudantes.

“É uma excelente iniciativa para despertar nos jovens o dever de fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Eles serão os futuros gestores públicos e é necessário que já tenham essa consciência. O programa vem para contribuir na formação dos estudantes”, destacou a secretária.

As atividades terão início a partir deste dia 22 de abril. Uma equipe de técnicos e auditores do TCE/RR fará visitas às escolas. No primeiro momento, o contato será com os professores e equipe gestora, para apresentação do programa e das atividades que serão realizadas na escola. No segundo momento, o contato será com os estudantes.

Serão realizadas palestras, apresentações de vídeos e distribuição de cartilhas, além da realização de uma dinâmica com os estudantes por meio de “quiz” (jogo de questionário para avaliar conhecimentos). Marcos Marques é um dos auditores que irá compor a equipe do TCE/RR nas visitas às escolas.

“A intenção é tornar o Tribunal de Contas conhecido, divulgando suas ações e atribuições, além de falar sobre o controle social, que é exercido por todos nós cidadãos, despertando nos estudantes esse controle para que no futuro tenhamos cidadãos conscientes do seu dever de fiscalizar, principalmente para evitar o desperdício e o desvio de verbas públicas”, explicou o auditor.

As escolas que receberão o programa na Capital são: América Sarmento Ribeiro, Ayrton Senna, Ana Libória, Gonçalves Dias, Lobo D’Almada, Tancredo Neves, Vanda da Silva Pinto, além dos Colégios Militarizados Elza Breves de Carvalho, Maria de Lourdes Neves e Irã Maria Teresa Parodi.

No interior do Estado, as escolas beneficiadas serão Ovídio Dias (Amajari), José Aureliano da Costa (Cantá), CEM Maria Maricelma (Mucajaí), Mariano Vieira (Normandia), Tereza Teodoro (Caroebe), Dom Pedro II (Iracema), João Rodrigues da Silva (São Luiz) e Joaquim Nabuco (Uiramutã).