Pernambuco
19.11.2019Nesta segunda-feira (18), o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) deu início a 12ª Semana de Música, que acontece até o sábado (23), com diversas atrações musicais. A solenidade de abertura contou com uma missa em homenagem à Santa Cecília, padroeira dos músicos e artistas, no auditório Cussy de Almeida, situado na sede do CPM, no bairro de Santo Amaro, no Recife.
Antes da missa, a programação contou com a palestra “A Educação Musical sob a Perspectiva dos Direitos Autorais”, de Adriano Araújo; com a oficina Percussão e Movimento; e a apresentação de Laís Xavier e Banda. Posteriormente, houve apresentação do Coro de Câmara do CPM, Alysson Islan, e um recital de canto erudito.Até o fim da semana, o CPM vai promover shows de Bela Schneider, Catarina Rosa e Erica Natuza, ex-participantes do The Voice; oficina sobre produção cultural descomplicada; audição geral com estudantes destaques do CPM; Estesia - show imersivo de som e luz; Orquestra de Rock do CPM; e Solfejando, jogo similar ao “Soletrando” voltado para estudantes dos cursos de Iniciação Musical, Preparatório e Técnico, entre outras atividades.
“A Semana da Música é um evento que foi crescendo com o passar dos anos, e hoje nós podemos dizer que praticamente toda a programação é feita com atrações de dentro do CPM e da cidade. Os alunos e professores gostam muito de participar, e isso pra gente é muito gratificante. Estudamos, para as próximas edições, aumentar a programação porque a procura para se apresentar é grande”, comemora Rose Hazin, gestora do Conservatório.
O Conservatório Pernambucano de Música possui, hoje, cerca de 2.000 estudantes e um corpo docente formado por 165 professores. A escola musical oferece cursos regulares (Iniciação Musical, Preparatório e Cursos Técnicos em Instrumento, Canto, Regência, Composição e Arranjo) e Cursos Livres. Além disso, promove cursos e seminários periódicos de atualização para seus mestres, com vistas à melhoria da qualidade de ensino.