Conservação do livro didático é estimulada com premiação

19.09.2011


Divulgado o resultado do concurso “Ações Inovadoras no Livro Didático”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Criado para selecionar e disseminar as melhores práticas sobre remanejamento, conservação e devolução de livros, o concurso premiou três secretarias de Educação, uma escola em cada uma das cinco regiões do país e uma unidade de ensino em âmbito nacional.


Na categoria destinada a premiar ações desenvolvidas pelas escolas,  o destaque nacional ficou com a Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos, de Maceió. A instituição atende a 2.100 estudantes dos ensinos fundamental e médio. Desde que foi fundada, há oito anos, a unidade, localizada no Conjunto Graciliano Ramos, no bairro do Tabuleiro do Martins, um dos mais antigos de Maceió, vem se sobressaindo pela busca na qualidade da educação. Em 2010, foi agraciada com o Prêmio Gestão Escolar, em Alagoas.

 

Na mesma categoria, foram premiadas outras cinco instituições de ensino em cada uma das regiões brasileiras: Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza, de Manaus (AM), no Norte; Escola Estadual de Educação Básica Padre Francisco Goettler, de Jaboticaba (RS), no Sul; Escola Municipal Francisco Primo de Melo, de Araxá (MG), no Sudeste; Escola Municipal Luiza Bezerra de Souza, de Iguatu (CE), no Nordeste; e o Centro de Ensino Fundamental 306 Norte, de Brasília, no Centro-Oeste.

 

Na categoria destinada a premiar iniciativas de secretarias de educação, a Secretaria de Educação de Rondônia ficou com a segunda colocação. A Secretaria Municipal de Educação de Macaé (RJ) e a Secretaria Municipal de Educação de Maranguape (CE), ficaram em primeiro e terceiro lugares, respectivamente.

 

Os vencedores vão apresentar suas experiências no Encontro Nacional do Livro Didático, a ser realizado em março de 2012, em Curitiba. Eles receberão coleções do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) – que seleciona e distribui obras literárias para escolas públicas de todo o país – e exemplares da coleção Educadores, sobre importantes nomes da Educação brasileira e mundial, como Paulo Freire, Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira e Jean-Jacques Rousseau.

 

Confira o resumo das experiências vencedoras:

 

Secretarias de Educação

 

1ª colocação
Secretaria Municipal de Educação de Macaé (RJ)

Com a implementação do projeto Pratique Cidadania: Cuide bem do seu Livro Didático e de campanhas educativas, a exemplo da campanha Devolver é Legal, além de cursos mensais sobre a gestão do livro, dia do encapamento e concurso artístico, a Secretaria de Educação de Macaé mobiliza alunos, professores, funcionários e pais em prol da conservação e devolução do livro didático. Sessenta unidades escolares participam do projeto.

Responsável pela ação: Roze Mary Tomaz de Souza Paula

Equipe técnica: Ana Cristina de Barcellos Bandeira, Elza Maria Machado Gomes, Orlando Henriques da Silva e Márcia Valéria Mendonça Freitas

 

2ª colocação
Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (RO)

Desde 2004, a Secretaria de Educação de Rondônia incluiu oficialmente no calendário escolar o Dia D, em que 100% das escolas do estado mobilizam-se para encapar o livro didático. Neste dia, pais, alunos, professores e gestores se reúnem nas unidades de ensino para confeccionar cartazes temáticos, apresentar peças teatrais, poesias, músicas, palestras sobre a importância da conservação do livro didático, além de efetivamente encaparem os livros. Dessa forma, a secretaria conseguiu reduzir a procura por livros da reserva técnica por motivos de perda ou danos causados pela má conservação ou pela não devolução do livro ao fim de cada ano letivo.

Responsável pela ação: Sandra Feitosa de Souza

Equipe técnica: Marcia Ramos da Silva e Glória Valladares Grangeiro

 

3ª colocação
Secretaria Municipal de Educação de Maranguape (CE)

Com o objetivo de desenvolver ações voltadas para a utilização, conservação e devolução do livro didático, a Secretaria Municipal de Maranguape sensibilizou e orientou as unidades escolares de sua rede a elaborarem o seu Plano de Ação do Livro Didático. Após a elaboração, cada escola enviou o seu plano à secretaria, para que esta, por intermédio de assessores pedagógicos, acompanhasse e apoiasse as unidades para a implementação das ações previstas. Com isso, 47 escolas da rede municipal executam ações voltadas para a conservação e devolução do livro didático.

Responsável pela ação: Liliana Bezera Vieira Lopes

Equipe técnica: Cícera Rejane Sousa Batista, Fabiana Lemos da Silva, Ana Paula Lima Mendes, Carmelita Maria de Abreu Ferreira e Vicência Nádia Barbosa Soares

 

Escola Destaque Nacional

Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos - Maceió (AL)

Sempre na quarta semana de aula, após o início do ano letivo, a Escola Estadual Geraldo Melo dos Santos promove uma semana pedagógica com a participação de pais, estudantes, professores, funcionários e voluntários da comunidade para desenvolver atividades relacionadas à conservação do livro didático. O trabalho inclui pesquisa sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no laboratório de informática; produção de texto sobre a importância de conservar o livro; encapamento dos exemplares; divulgação de mensagens sobre conservação das obras por meio do sistema de som da escola; apresentação da peça teatral Livro, sem você não vivo, encenada pelo grupo de teatro da escola; e uma gincana, momento em que ocorre a contagem de exemplares encapados. A equipe vencedora ganha como prêmio um passeio para conhecer o Arquivo Público e a Biblioteca Estadual de Alagoas. Com essa iniciativa, a escola aumentou de 60% em 2009 para 80% em 2010 a porcentagem de livros devolvidos com capa e em bom estado de conservação.

Responsável pela ação: Nilson Ferreira da Silva Junior

Equipe técnica: Nilzete Souza, Angela Brasil, Cláudio Gomes, Amara da Conceição e Mauro José

 

Escolas Destaques Regionais

 

Centro oeste

Centro de Ensino Fundamental 306 Norte - Brasília (DF)

Exibição, em sala de aula, do vídeo do FNDE, disponível na internet, sobre a conservação do livro, buscando envolver as crianças e conscientizar sobre a responsabilidade de cada estudante. Lançamento do concurso de redação sobre a importância da conservação do livro didático. Premiação com uma obra de literatura para a melhor redação. Como resultado, a maioria dos estudantes transferidos tem devolvido os livros em bom estado de conservação.

Responsável pela ação: Luciana Fontenele Fereira

Equipe técnica: Elisafã, Ana Paula Salim e Jacinta

 

Nordeste

Escola Municipal Luiza Bezerra de Souza - Iguatu (CE)

Promoção do I Encontro dos Amigos do Livro Didático, com apoio da comunidade escolar e participação de entidades religiosas e educativas. Na oportunidade, houve debate sobre a importância do uso e conservação do livro didático, objetivando promover ações de conscientização para pais e alunos. A partir daí, foram instituídas as seguintes atividades: Dia D da distribuição do livro, com a participação da família, recebendo os livros e assinando o termo de responsabilidade; Dia D de encapamento dos livros, em mutirão na escola; doação de exemplares já utilizados por três anos para a Pastoral da Criança; campanha para devolução do livro com sorteio de uma bicicleta para os estudantes que entregaram as obras em bom estado de conservação; oficina de restauração com a participação dos alunos que não conservaram os livros. Como resultado da ação, cresceu de 40% para 87% o número de livros recolhidos em condições de reutilização.

Responsável pela ação: Vanuza Maria Gonçalves de Amorim

Equipe técnica: Luiza Laelba da Silva Macedo, Luzia Rozangela Cavalcante Duarte, Eliene Castelo Branco Cavalcante e Maria Eliana Chaves Araújo 

Norte

Escola Estadual Waldemiro Peres Lustoza – Manaus (AM)

Objetivando sensibilizar a comunidade escolar, foi instituída a Semana de Conservação do Livro Didático, com realização de campanhas, apresentações culturais e com a criação da Clínica de Recuperação do Livro Didático Dr. Menino Maluquinho. Após triagem, os livros foram encaminhados para recuperação. Durante a semana, foram restaurados 140 dos 150 livros recolhidos.

Responsável pela ação: Roseny Bezerra da Silva

Equipe técnica: Anabela Costa Haddad, Ione Marília de Jesus Bezerra e Dorotéia Carneiro da Silva

 

Sudeste

Escola Municipal Francisco Primo de Melo - Araxá (MG)

Criação e apresentação para pais, estudantes e comunidade escolar do vídeo A Metamorfose do Livro Didático, baseado no diálogo que acontece em uma sala de aula entre o livro didático, o professor e o estudante. A ação reforçou a transformação em relação à conscientização do estudante diante do cuidado e importância do livro. Como resultado da ação, 75% dos livros didáticos foram devolvidos em bom estado de conservação.

Responsável pela ação: Angela Maria da Trindade

Equipe técnica: Cínara Fátima de Ávila, Bárbara Thaieny Oliveira da Costa, Lilian Cristina Soares Ferreira Andrade e Ana Carolina Carvalho Gomes

 

Sul

Escola Estadual de Educação Básica Padre Francisco Goettler – Jaboticaba (RS)

Realização de gincana onde cada turma formava uma equipe. A tarefa foi arrecadar livros em condições de uso em casas de ex-estudantes e na comunidade. Precedendo a gincana, foi realizado um trabalho de conscientização com os estudantes, lembrando que os livros precisam ser utilizados por três anos. Foram computados pontos por exemplar recolhido em condições de uso. Para os livros contendo o carimbo da biblioteca foi estabelecido valor especial. Como resultado, foram recolhidos 80% dos livros didáticos perdidos ainda em validade e 272 obras literárias. Fora isso, 83 livros e vários periódicos foram recebidos por doação.

Responsável pela ação: Valdete Stefanello Stochero

Equipe técnica: Alceni Hauch Fassini, Márcia Regina Corteze Amaral e Marilei Salete Molinari e Silva

 


Ascom/Consed, com informações do MEC

19/09/2011