Conselhos escolares em debate

28.09.2011

 

Começou nesta terça-feira, 27/9, em Brasília, o III Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar. O evento tem transmissão ao vivo pelo portal do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é subsidiar o trabalho dos sistemas de ensino, dar continuidade à formação dos técnicos responsáveis pelas ações de implantação, organização e fortalecimento dos conselhos escolares, além de prestar assistência técnica a estados e municípios e promover a troca de experiências.

 

Representante do Consed, Cheila Vendramin (centro)

 

“Os conselhos escolares são importantes porque colaboram para a gestão democrática nas instituições de ensino”, destaca a representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação e secretária adjunta de Educação de Mato Grosso do Sul, Cheila Vendramin. “Quando se trabalha em colegiado, levam-se em consideração as opiniões e experiências de estudantes, pais, professores, gestores escolares e comunidade. Com isto, as decisões são tomadas de forma democrática”, conclui.

O evento, que vai até a próxima sexta-feira, 30/9, conta com a participação de 250 técnicos que atuam na área de gestão escolar das secretarias estaduais de Educação, do Distrito Federal e de municípios com mais de 150 mil habitantes, além de educadores e especialistas. As unidades da federação que não têm municípios com essa população estão representadas por servidores das quatro maiores cidades de cada estado.

 

A abertura contou com a presença da secretária de Educação Básica (SEB/MEC), Maria do Pilar Lacerda; representantes da União Nacional de Dirigentes Municipais da Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

A constituição e o funcionamento dos conselhos escolares estão previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e reafirmados no novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020, que tramita no Congresso Nacional.

Confira:

 

Transmissão ao vivo

 

Programação do 3º Encontro Nacional de Fortalecimento do Conselho Escolar

 

Quadros da capacitação a distância e presencial

12 cadernos e as publicações do MEC sobre os conselhos escolares

 

 

Ascom/Consed

28/09/2011