Conselho Fiscal do Consed aprova contas

Conselho Fiscal

12.03.2015

O Conselho Fiscal do Consed se reuniu, na manhã desta quinta-feira (12/03), na sede do Conselho, em Brasília. O grupo é composto pelos titulares de seis Secretarias Estaduais de Educação: a secretária de Rondônia, APARECIDA DE FÁTIMA GAVIOLI (Presidente do Conselho Fiscal); o secretário do Distrito Federal, JÚLIO GREGÓRIO; o secretário de Sergipe, JORGE CARVALHO; o secretário do Tocantins, ADÃO FRANCISCO DE OLIVEIRA; o secretário da Paraíba, ALÉSSIO TRINDADE e a secretária do Maranhão, ÁUREA DOS PRAZERES.

Os membros do Conselho Fiscal foram recebidos pela secretária executiva, Nilce Rosa da Costa, que colocou à disposição do grupo todos os documentos necessários e respectivos comprovantes para análise do balanço patrimonial, relatórios da auditoria externa e movimentos financeiros do Consed.  A secretária executiva destacou o trabalho que a administração técnica do Conselho tem realizado com o objetivo de "avançar, sistematizar e exercer uma gestão de excelência", especialmente, no que tange a gestão financeira.

Os conselheiros contaram com o assessoramento do Procurador Jurídico do Consed, Evandro Borges Arantes. Após análise as contas do período 2014 foram aprovadas por unanimidade pelos membros do colegiado e, que conforme estatuto, parecer pela aprovação será encaminhado ao Fórum de Secretários para deliberação.

A presidente do Conselho Fiscal, Fátima Gavioli disse que esse tipo de encontro é a consecução de "um processo de transparência do Consed", momento de apreciação e de aprovação ou não das contas. "É um momento de extrema importância, pois a transparência é importante para o pleno funcionamento do Conselho Nacional de Secretários de Educação".

Conselho Fiscal - é órgão de fiscalização e controle do CONSED, a quem incumbe examinar a prestação de contas anual da presidência, bem como apreciar os demonstrativos contábeis, financeiros, operacionais e patrimoniais da entidade, elaborando os pareceres competentes para a deliberação do Fórum de Secretários.