Conselho Estadual de Roraima aprova Documento Curricular do Ensino Médio

DCRR

02.07.2021

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Secom

Roraima está entre os 12 estados do Brasil que possuem o Referencial Curricular do Ensino Médio. O Documento Curricular de Roraima foi analisado e aprovado pelo Conselho Estadual de Roraima por meio do Parecer CEE/RR Nº 39/21.

A sessão ordinária do Colegiado contou com a presença da secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo, que presidiu o início da reunião. Na pauta do encontro, que ocorreu no formato híbrido, a Resolução Nº 38/21 que irá normatizar a aplicação do Documento Curricular de Roraima.

“Conseguimos concluir esse documento vencendo muitos desafios, o que é muito animador para nós que estamos à frente da gestão, em especial pelo compromisso e responsabilidade das equipes locais e também do Conselho que fez a análise e as ponderações necessárias. É um avanço para a Educação de Roraima que mais uma vez se destaca no cenário nacional”, enfatizou Leila Perussolo.

O Documento Curricular de Roraima foi  construído à luz das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, para direcionar as políticas públicas educacionais e o currículo a ser ministrado em todas as escolas da rede estadual, tendo como foco os direitos de aprendizagem e desenvolvimento como garantia da formação integral do aluno.

O Parecer e a Resolução do CEE/RR que versam sobre o Documento Curricular de Roraima seguem para a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) para homologação e na sequencia, serão publicados no DOE (Diário Oficial do Estado).  

A próxima etapa será pensar nas estratégias e ações para implementar de fato o documento na ponta, ou seja, nas escolas da rede estadual de ensino. “Nosso próximo desafio será efetivar o Documento e isso passa pela revisão dos projetos pedagógicos das escolas, pela reorientação dos instrumentos normativos e pela formação”, explicou a secretária.

Redatores que participaram da elaboração do DCRR recebem certificação

A elaboração do Documento Curricular de Roraima do Ensino Médio iniciou em maio de 2019 e contou com a participação de 27 redatores, professores de todas as disciplinas do currículo escolar do Ensino Médio que se debruçaram em leituras, estudos, análises e muita escrita.  

Todo o processo contou com várias etapas, entre elas, consulta pública, adequação de texto, revisão de especialistas e edição textual. Ainda pela parte da manhã desta quinta-feira, 1º, os redatores foram certificados pela participação no DCRR.

“A certificação é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho de quem contribuiu para esse momento tão importante para a educação de nosso Estado”, destacou Márcia Helena Maia de Lima, coordenadora da equipe ProBncc em Roraima, responsável pela construção do DCRR.

Com o certificado em mãos, o professor Rodson Américo Silva Santos, que participou como redator da área de Matemática, disse que a sensação é de dever cumprido.

“Além de contribuir com a Educação do Estado, fiquei refletindo que o trabalho vai ficar para a história, que no futuro vão consultar esse documento e me sinto muito feliz por ter feito parte desse momento”, disse o professor Rodson, satisfeito.