FUNDEB
08.04.2016Nos dias 7 e 8 de abril, ocorreu a II Reunião Ordinária do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação - CACS-FUNDEB, de âmbito da União, na sede do MEC, em Brasília. A reunião foi dirigida pelo presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle do Fundo, secretário Aléssio Trindade de Barros, que é representante do Consed. Ele apresentou o plano de trabalho elaborado pela executiva do Conselho composta pelo próprio presidente; da vice-presidente e representante da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos – Confenapa, Antônia Firmina de Oliveira Neta; e da secretária executiva e representante da CNTE, Marta Vanelli.
O secretário Aléssio Trindade destacou que o momento é importantíssimo para o debate sobre o financiamento da educação e o aprofundamento do controle social destes recursos e ressaltou a necessidade de estruturar o Conselho de Acompanhamento e Controle Social para a execução das atividades determinadas em portaria.
O secretário Aléssio disse que o Conselho deve estabelecer o diálogo com órgãos que tem responsabilidades no acompanhamento do FUNDEB como o FNDE, o CGU, o TCU, O MPU, a Comissão Intergovernamental do Fundeb entre outras instâncias educacionais e de gestão. Sobre a necessidade de pautar o debate em relação aos grandes temas do financiamento da educação, as reuniões do Conselho terão como prioridade discutir a formulação CAQi e o CAQ, aspecto do Censo Escolar, as perspectivas dos recursos dos royalties do petróleo, novo Ensino Médio: aspectos de gestão e financiamento, os estudos disponibilizados pelo INEP, entre outros.
Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb