A III Reunião do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) prossegue nesta quinta-feira, 18, com a apresentação de programas desenvolvidos nos estados.
A secretária de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, apresentou o Programa de Intervenção Pedagógica aplicado em todas as escolas públicas do estado mineiro, em parceria com os prefeitos, por meio de convênios de cooperação.
Segundo a secretária, o programa prevê dois pilares. Um deles é a intervenção pedagógica nas escolas; o outro é o Sistema Municipal de Avaliação Educacional realizado pelo programa Pro-alfa, que consiste em duas avaliações: um exame anual, censitário, para medir o letramento dos alunos do 3º ano do ensino fundamental. Aliado a essa avaliação, é realizado o Programa da Educação Básica (Proeb), também anual e censitário, mas voltado aos alunos do ensino fundamental de 5º ao 9 ano.
De acordo com a secretária, esses exames apontam o rendimento escolar, dentro de um programa de metas para cada uma das escolas, e envolvem mais de 2.500 pessoas visitando periodicamente as unidades de ensino. “O objetivo da visita é acompanhar os projetos pedagógicos e os resultados dos exames, para planejar estratégias de superação”, afirma.
Ana Lúcia destaca ainda, que depois das avaliações, é realizado um Seminário anual que avalia as metas e reorienta os procedimentos. “Depois disso, os pais são recebidos nas escolas para discutir o rendimento”. De acordo com a secretária, nas últimas avaliações do IDEB, já se pode verificar o êxito do programa, especialmente nos anos iniciai, em que o estado de Minas Gerais foi apontado em 1º lugar. “Agora estamos na expectativa do próximo IDEB, para avaliar o sucesso do programa nas séries finais do Ensino fundamental, conclui Ana Lúcia.
Em seguida, o presidente da Fundação Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Vanderlei Dias de Freitas, apresentou as novas regras para licitação de obras das escolas públicas. “A disponibilização on line das regras facilita e agiliza a prestação de contas pela unidade executora”, disse.
Aproveitando a oportunidade, o presidente do FNDE assinou junto com a presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Nilene Badeca da Costa, um convênio de apoio financeiro para o desenvolvimento de ações de apoio à gestão pública, visando instituir e criar o prêmio de apoio à gestão escolar pública em âmbito nacional.
Às 15 horas, Chico Soares, da Universidade Federal de Minas Gerais falou sobre Meritocracia: Vantagens e Desvantagens- Avanços e Retrocessos.
Encerrando o trabalho do dia, a presidente do Consed instituiu o Fórum dos Coordenadores do Ensino Médio das secretarias estaduais de educação, vinculado ao Consed.
Na sexta-feira, 19, antes do encerramento, haverá a apresentação de Pesquisa da Fundação Victor Civita pela diretora Ângela Danemann, e Cláudia Davis, pesquisadora da entidade. Logo após a secretária da SECADI/MEC e o diretor–Geral do Departamento Penitenciário Nacional apresentam o Programa da Educação Prisional.
Serviço:
O que: III Reunião Ordinária Consed 2012
Quando: 17 a 19 de outubro
Onde: Oceania Convention Center - Rua Mariscos, 550 - Ingleses
A reunião é sediada pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.
Mais informações: Edinéia Rauta – Assessora de Comunicação Secretaria de Estado da Educação (48) 8843 5084.
Consed/Ascom: Beatriz Menezes dos Santos