Consed reúne elite da educação do país em Rondônia

reunião ordinária

29.06.2015

A segunda reunião ordinária de 2015 do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) foi aberta em Porto Velho, nesta quinta-feira (25), com a expectativa de incluir nos debates a realidade de Rondônia. O governador Confúcio Moura recepcionou os participantes do encontro e disse o momento é importante por trazer ao estado a elite pensante da educação brasileira. O ministro da educação Renato Janine Ribeiro participou do evento na parte da tarde.

O presidente do conselho, Eduardo Deschamps, disse que há uma expectativa em trazer as discussões para um estado da região Norte. “É muito importante conhecer a dimensão da diversidade do que é o Brasil e para que tratemos a questão sem ter um viés centralizador”, definiu.

O Consed tem uma pauta nacional para discutir no evento, onde também deve ser tratada a governança do próprio conselho, que vai ser apresentada aos secretários. Sobre a crise econômica vivenciada pelo país, Deschamps afirmou que o setor educacional não deve ser atingido em razão do percentual constitucional de recursos, que tem que ser cumprido.

“Reconhecemos que o Brasil passa por um momento de ajuste orçamentário. Mas o ambiente educacional é de investimento, não de despesas”, disse o presidente do conselho. Ele só admite que pode haver restrições quanto ao aporte de recursos adicionais, mas destacou que as questões econômicas têm muito a ver com a capacidade de gerar riquezas. “E isto passa, obviamente, por uma educação de qualidade para todos os brasileiros”, concluiu.

A secretária estadual de Educação de Rondônia, Fátima Gavioli, fez a acolhida aos participantes da reunião e descreveu o governador de Rondônia como um incentivador, que é capaz de visitar todos os setores de uma escola e cobrar imediatamente providências se encontrar algo que esteja em desacordo com as necessidades dos educandos.

CUSTOS

O vice-governador Daniel Pereira, que também é educador, defendeu a necessidade dos debates em torno do assunto começarem a observar os custos na região Norte. O fato do Consed se reunir em Rondônia vai possibilitar, segundo ele, esta reflexão. “O planejamento, elaboração e levantamento de custos da educação no Brasil é feito a partir da realidade das regiões Sul e Sudeste, principalmente, que são diferentes do Nordeste e Norte”, afirmou.

Confúcio Moura disse que é um produto da educação pública, pois veio de uma região muito pobre. Acentuou que é nesta área que está a redenção do país. “A esperança é a educação, exclusivamente”, afirmou. Ele aproveitou para mostrar o potencial produtivo de Rondônia, como a exportação da carne e manutenção das florestas, por exemplo.

O governador enfatizou o que ainda pode ser desenvolvido, acentuando que tudo passa por uma educação de qualidade que dever ser oferecida à população.

Participaram do evento 19 secretários estaduais e representantes, o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, Edilvan Alencar, além do deputado estadual Aélcio da TV, que faz parte da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, e o vice-prefeito Dalton di Franco.