CONSED reforça a importância do regime de colaboração durante audiência da Câmara dos Deputados

Bahia

29.03.2021

O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED) reforçou, nesta segunda-feira (29), a importância do regime de colaboração no combate à pandemia entre os poderes executivos e legislativos nas esferas municipais, estaduais e federal. O posicionamento foi enfatizado durante debate sobre o retorno seguro às aulas presenciais; a vacinação de professores; e os riscos da pandemia promovida, em audiência pública, realizada pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputado. O pedido para o debate foi da deputada Professora Rosa Neide, subscrito pelos deputados Idilvan Alencar e Reginaldo Lopes.

O secretário da Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que representou o CONSED durante a audiência, falou da busca por um trabalho conjunto com o objetivo de estabelecer formas de combater os prejuízos da pandemia na Educação. “Tivemos um momento de reflexão e construção que consideramos importante envolver o diálogo com todos que estão ligados aos governos e representantes dos professores, das escolas e dos estudantes. Mas fica muito difícil quando o governo federal joga contra a gente, como pudemos verificar nos casos do FUNDEB, do ENEM e do veto à lei que dá acesso gratuito à internet para alunos e professores. Defendemos a prioridade da vacinação para os profissionais da Educação, mas não temos controle sobre o programa nacional de vacinação, por isso estamos trabalhando com os estados para tentar reverter esta situação”.

Para a secretária de articulação Stella Correa, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), medidas devem ser tomadas para evitar a evasão escolar. “Procuramos realizar um diálogo com as nossas seccionais para subsidiar os protocolos sanitários e pedagógicos, visando um retorno às aulas presenciais. Temos que redobrar nossa atenção, promovendo uma busca ativa e pensando na educação daqui a cinco anos e os inúmeros desafios”.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, falou das expectativas dos educadores. “Realmente, é um momento difícil, em que perdemos muitos colegas. Precisamos ter uma garantia e acreditamos que só a teremos com a vacina, com uma testagem em massa e com o rastreamento dos casos de Covid-19. Infelizmente, do governo federal não esperamos muitas mudanças”.

Ainda estiveram presentes a estudante Rozana Barroso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES); a deputada estadual Luciane Carminatti, representante do Fórum de Parlamentares das Comissões de Educação das Assembleias Legislativas; e a professora Ethel Maciel, representante da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além de outras autoridades.