Os coodenadores dos estados avaliaram propostas do MEC para o Ensino Médio
O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) realizou nesta quinta-feira (12), na sua sede, em Brasília, a II Reunião Técnica do Fórum do Ensino Médio. O encontro reuniu responsáveis pelo Ensino Médio das Secretarias Estaduais de Educação para debater a reformulação proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para o Ensino Médio em âmbito nacional.
A proposta foi apresentada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em agosto, durante reunião da Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio na Câmara dos Deputados. Os Secretários do Pará, Cláudio Cavalcanti; de Santa Catarina, Eduardo Deschamps juntamente com a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa, coordenaram os trabalhos nesta ocasião.
Durante a reunião, Deschamps atentou que é preciso tomar cuidado para não direcionar o currículo do ensino médio somente para os alunos que irão ingressar na universidade. Disse ainda, que é necessário estar bem definido qual é o real papel do ensino médio. “Mais de 70% dos jovens de 18 a 24 anos estão fora da Universidade. E não é por falta de vagas”. Ele ressaltou que é preciso pensar um currículo para este nível de ensino de modo que não o direcione exclusivamente para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O secretário Cláudio, por sua vez, disse que o mais importante, no que se refere ao ENEM, é a avaliação de percurso, de forma que, a avaliação possa interferir pedagogicamente nos pontos frágeis de cada escola a cada ano e não fazer um ranking com os resultados de cada uma delas. “É preciso ter o ENEM como instrumento pedagógico” completou o secretário. Na ocasião, foram definidas as datas das próximas reuniões ordinárias (que reúnem o fórum de coordenadores), dos seminários (que convidará especialistas para discutirem os temas que foram abordados no fórum de coordenadores) e apresentada uma proposta para a criação de um site para o Fórum de Ensino Médio. A proposta é que o site reúna as principais informações sobre o que vem sido discutido sobre o ensino médio do país.
A proposta do MEC
A proposta do ministro constitui o Compromisso Nacional pelo Ensino Médio e inclui, entre outras medidas, ações para suprir falta de professores, para formação docente, ampliação de programas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), ampliação da oferta de Escola de Tempo Integral, implantação de laboratórios de Química, Física, Biologia e Matemática, ampliação do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), redesenho curricular, programa de adequação idade/ano para jovens de 15 a 17 anos retidos no Ensino Fundamental, aperfeiçoamento do livro didático, distribuição de tablets e outras tecnologias a professores, ampliação de laboratórios de informática, criação de bolsas de iniciação científica para alunos.
O fórum
O Fórum foi criado pelo Consed para discussão e assessoria técnica nas discussões relativas ao Ensino Médio, na interlocução com o MEC e outros órgãos afetos às políticas, programas e projetos do segmento. Foi definido que o Fórum se reunirá a cada bimestre com o objetivo principal de alinhar propostas e formar um discurso comum em relação às melhorias do Ensino Médio no Brasil.
"Cada secretaria colabora nos enviando informações importantes sobre o Ensino Médio, assim como suas melhores práticas e projetos", explica a presidente do Consed, Nilene Badeca. "Este fórum tem a função de alinhamento e discussão para resultados efetivos no Ensino Médio em cada estado", afirma.
Assessoria de Comunicação do Consed