Consed promove 2º webinário do GT de Regime de Colaboração - Alfabetização

Notícias da Educação

25.04.2024

Foi realizado nesta quinta-feira (25), o Webinário organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Regime de Colaboração, do Consed, em parceria com a Associação Bem Comum, Instituto Natura e Fundação Lemann. O encontro, mediado pelo jornalista, Demétrio Weber, teve o objetivo promover o diálogo e a cooperação entre os diversos atores do sistema educacional brasileiro, visando a melhoria da qualidade da educação em todo o país, por meio da alfabetização na idade certa

Representando o Consed, a secretária Sandra Casimiro (AP), líder do tema, participou do painel de boas-vindas e deu início à fala, destacando a importância do encontro e da temática debatida. “A temática desse webinário é altamente importante. É ela que fortalece todo o nosso fazer educacional, a qual é a alfabetização. Essa relação dos estados com os municípios para o processo de ensino e aprendizagem. Porque é disso que estamos falando, o processo de ensino e aprendizagem. Ela é altamente importante no regime de colaboração, porque os alunos não pertencem ao Estado ou ao município, eles pertencem ao território no qual estamos localizados”, explica. 

Márcio Brito, especialista em Políticas de Alfabetização da Associação Bem Comum, iniciou a apresentação destacando a fundamentação legal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para as aprendizagens serem garantidas. “A garantia de suporte aos diversos atores é a garantia de que os instrumentos e as condições de trabalho e pedagógicas chegarão em tempo e chegarão fortes. Para poderem dar o devido apoio, para as aprendizagens serem garantidas e que os professores desenvolvam o seu papel com maestria”, destaca. “Para ser uma política legítima, e não uma política construída por poucos especialistas e às vezes até com uma visão distorcida da realidade da escola. O regime de colaboração cria essas possibilidades e efetiva esse instrumento de trabalho. Políticas que representem de forma legítima e que possam ser reconhecidas por aqueles que atuam nos espaços escolares, como diretores, coordenadores, professores e a própria comunidade”, finaliza. 

O professor Saulo Andreon, representante da Educação do Espírito Santo e Articulador Estadual do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, compartilhou a trajetória do Paes — O Pacto pela Aprendizagem no ES. Para ele, o sucesso da alfabetização é um ato coletivo. “Para nós é uma alegria celebrarmos esses avanços na aprendizagem do Espírito Santo. A criança hoje está entrando na Escola Capixaba, ela está aprendendo a ler, escrever, argumentar, contestar, numerar, ou seja, isso estamos desenvolvendo o potencial dessa criança, é uma grande conquista para a rede pública de ensino”, finaliza. 

Participou também a professora Márcia Baldini, representante da Undime e da Secretaria de Educação de Cascavel, Paraná. Ela iniciou a apresentação destacando que a alfabetização deve ser garantida a toda criança, independente do lugar em que ela mora ou da situação de vulnerabilidade social. “Sempre digo que de nada adianta estarmos aqui, se o nosso trabalho não refletir na criança que sai em sala de aula, ela vai aprender, porque a criança de hoje será o nosso adulto de amanhã. São eles que daqui a 15, 20 anos estarão ocupando nossos espaços e que sociedade, que mundo que queremos, se nós não dermos atenção para a infância, para a alfabetização e para os processos de ensino. Digo que um país, um estado, um município, que ele coloca a educação como prioridade, os resultados são identificados mundialmente”, finaliza.