Consed participa do primeiro dia do Seminário Nacional Escola das Adolescências

Notícias da Educação

20.06.2024

Iniciou nesta quinta-feira (20), no auditório do Tribunal de Contas da União, em Brasília, o Seminário Nacional Escola das Adolescências: regime de colaboração e fortalecimento dos anos finais. O encontro, que segue até sexta-feira (21), tem o objetivo de apresentar e discutir os elementos estruturantes de duas políticas públicas de educação que estão sendo construídas pelo Ministério de Educação (MEC). 

A primeira delas visa ao fortalecimento e melhoria contínua da qualidade da oferta educativa para os anos finais do ensino fundamental; a segunda é voltada ao fortalecimento e consolidação de arranjos de política educacional para emergências e pós-emergência, com ênfase na proteção do direito à educação e na recomposição e cuidado com as aprendizagens. 

Representando o Consed, a secretária adjunta da Educação de Minas Gerais, Geniana Faria, iniciou a fala sobre a importância da colaboração garantir o direito à educação, acesso e permanência. “Garantir acesso é garantir mais do que um lugar na escola, mais do que a matrícula, é conseguir vivenciar os processos nos momentos mais diversos que temos na nossa relação com a escola e com o processo de aprendizagem em si”, destaca. “Garantir permanência é garantir que os estudantes estejam bem, acolhidos, sejam vistos, pertencentes àquele ambiente. Só assim garantimos aprendizagem".

Ainda no encontro, durante o segundo painel, sobre: “os sujeitos dos anos finais: currículo e apoio às transições para trajetórias escolares de sucesso”, a secretária Geniana pontuou a importância da atenção durante o processo de transição durante as etapas de ensino. “Precisamos entender esse movimento de pertencimento. É estrutural, não é só curricular. Por isso a importância, e eu falo aqui mais uma vez, do sistema nacional de educação”, explica ela, sobre a adolescência ser um movimento de perguntas e da formação de identidades.   

A programação conta também com o lançamento da política nacional de recomposição das aprendizagens e a apresentação das primeiras entregas dos eixos Governança, Currículo, Avaliação e Materiais, junto a dirigentes de redes de ensino, conselhos normativos, associações científicas, organizações da sociedade civil e especialistas.

Acompanhe completo aqui: Seminário Nacional - Direito à Educação e Garantia das Aprendizagens – 1º dia | Manhã