Notícias da Educação
06.06.2024No lançamento do Pacto Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, o secretário de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, falou enquanto vice-governador de seu estado. Ele destacou a importância do retorno do ProJovem e da criação do Pé-de-Meia EJA. Também falou dos avanços do combate ao analfabetismo no Maranhão e dos desafios ainda existentes.
Além dele, estavam presentes a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, anfitriã do evento, e a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, que representou o Consed no lançamento.
Socorro Batista afirmou que esse é um momento histórico e de extrema importância para o país. Ela disse que o Consed tem a honra de se juntar a esta iniciativa, que transformará a vida de milhões de brasileiros.
“O analfabetismo é uma chaga que priva muitas pessoas do direito de participar plenamente da sociedade. Nosso compromisso hoje é mudar essa realidade. A educação de jovens e adultos não é apenas uma questão de justiça social, mas uma necessidade urgente para o desenvolvimento econômico e social do Brasil” continuou a secretária.
Ela também aproveitou para lembrar a experiência de Paulo Freire em Angicos, no Rio Grande do Norte. Em 1963, Freire liderou um projeto de alfabetização que, em apenas 40 horas, ensinou 300 trabalhadores rurais a ler e escrever. “Esse feito mostrou que a educação, quando orientada por métodos inovadores e centrada na realidade dos alunos, pode gerar resultados extraordinários em um curto período. A experiência de Angicos é um farol que nos guia, mostrando ser possível superar o analfabetismo com compromisso, criatividade e ação coletiva”, concluiu.