Consed participa do lançamento da seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul

Notícias da Educação

08.10.2024

Nesta terça-feira, 08, o Ministério da Educação lançou o edital de seleção para o Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), cujas inscrições permanecem abertas até 7 de novembro de 2024. O lançamento contou com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e da Diretora Executiva do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Nilce Costa, que representou o conselho e reforçou o compromisso das redes estaduais de ensino com o fortalecimento do protagonismo juvenil.

O objetivo do evento foi mobilizar estudantes do ensino médio das redes públicas para a participação no PJM, com foco na temática “A Integração Regional e as Mudanças Climáticas”. Durante a cerimônia, foi apresentado o edital da próxima edição do Parlamento Juvenil do Mercosull, com as orientações sobre a seleção nacional e internacional.

Em sua fala, Nilce Costa destacou a relevância da iniciativa: “O Parlamento Juvenil do Mercosul tem se consolidado como uma ferramenta de expressão e voz para os jovens das redes públicas de ensino do Brasil e da América Latina. Este projeto possibilita que nossos estudantes apresentem suas ideias, debatam temas cruciais, como as mudanças climáticas, e proponham soluções inovadoras, sendo protagonistas no processo de integração regional”.

Organizado pela Coordenação-Geral de Políticas Educacionais para as Juventudes, liderada por Yann Evanovick, o evento reuniu secretarias e instituições educacionais de diversas partes do Brasil. Participaram do encontro, representantes da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI); da Secretaria de Educação Básica (SEB); do Instituto Federal de Brasília (IFB); e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), além de coordenadores estaduais e distritais de ensino médio e 40 estudantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Ao final do lançamento, foi feito um convite para que todas as redes de ensino do país se engajem na mobilização dos estudantes para o PJM, fortalecendo o papel das escolas como espaços de transformação social e construção de uma cidadania global consciente. Mais informações no www.gov.br/mec/pt-br/pjm.