Consed participa do Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica

Notícias da Educação

27.06.2024

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, representa o Consed, nesta quinta-feira (27), no Encontro de Gestores Estaduais da Educação Profissional e Tecnológica. O evento, promovido pelo Ministério da Educação, segue até essa sexta-feira (28), e visa discutir a realidade brasileira do Ensino Médio articulado à Educação Profissional e Tecnológica (EM-EPT), por meio da troca de experiências entre os estados.

Além disso, o encontro discutirá políticas de valorização e fomento à Educação Profissional e Tecnológica, para estimular a ampliação da oferta de vagas nas redes estaduais de ensino, no contexto do programa da Escola em Tempo Integral.

No encontro, a secretária Hélvia Paranaguá (DF) também participou de uma mesa técnica sobre a visão dos atores na articulação intersetorial da EPT no contexto do Ensino Médio em Tempo Integral.

Em sua fala, ela citou a importância da integração entre os diferentes setores, como educação, trabalho, desenvolvimento social e empresas, para que a EPT seja efetiva e relevante. “Essa colaboração permite que nossos estudantes tenham acesso a uma formação mais completa, que vai além do conteúdo acadêmico tradicional e inclui habilidades práticas, experiências de trabalho e o desenvolvimento de competências socioemocionais”, destacou.

Paranaguá lembrou ainda que a política da Escola em Tempo Integral oferece uma estrutura ideal para a articulação intersetorial. “Ao ampliar a jornada escolar, temos a oportunidade de integrar projetos e atividades que promovam a educação profissional e tecnológica de maneira mais profunda e significativa. Além disso, essa política permite um acompanhamento mais próximo e contínuo dos estudantes, facilitando a identificação e o atendimento de suas necessidades específicas”, continuou.

A secretária concluiu destacando a presença dos técnicos estaduais que vieram de todos os estados para participar do encontro. “Suas contribuições são fundamentais para podermos aprender uns com os outros e adaptar as melhores práticas às nossas realidades locais.”

No encontro de Gestores Estaduais de EPT, a secretária Hélvia Paranaguá (DF) também participou de uma mesa técnica sobre a visão dos atores na articulação intersetorial da EPT no contexto do Ensino Médio em Tempo Integral. Ela iniciou sua fala, citando o crescimento populacional que ultrapassa um milhão de habitantes a mais no DF, nos últimos 14 anos, e que não dá para atender à quantidade de estudantes que chegam ou já estão nas redes estaduais sem o fomento da União.

Paranaguá também citou a necessidade de discussão de alguns pontos temerários no texto aprovado pelo Senado sobre as mudanças no Ensino Médio, que podem afetar a EPT, como o que diz respeito ao notório saber. “Especialmente nessas questões, é preciso ouvir aqueles que são os responsáveis por implementar as leis e as políticas de Educação”, ressaltou.

Sobre a integração entre os diferentes setores, como educação, trabalho, desenvolvimento social e empresas, para que a EPT seja efetiva e relevante. A secretária falou que essa colaboração permite que os estudantes tenham acesso a uma formação mais completa, que vai além do conteúdo acadêmico tradicional e inclui habilidades práticas, experiências de trabalho e o desenvolvimento de competências socioemocionais.

Ela também lembrou que a política da Escola em Tempo Integral oferece uma estrutura ideal para essa articulação intersetorial. “Ao ampliar a jornada escolar, temos a oportunidade de integrar projetos e atividades que promovam a educação profissional e tecnológica de maneira mais profunda e significativa. Além disso, essa política permite um acompanhamento mais próximo e contínuo dos estudantes, facilitando a identificação e o atendimento de suas necessidades específicas.”

A secretária destacou ainda a presença dos técnicos estaduais que vieram de todos os estados para participar do encontro.