Entre os dias 26, 27 e 28 de junho, o Ministério da Educação (MEC) realiza em Brasília o Seminário Nacional do Ensino Médio Integral: Construindo a Política de Ensino Médio para Todos no Brasil.
A presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, esteve presente na mesa de abertura do evento e destacou a importância do debate.
“O Ensino Médio, sem dúvida, representa um dos principais desafios enfrentados pela educação básica brasileira. Os números demonstram que há muito a ser feito. Segundo a pesquisa nacional de amostras de domicílios do IBGE, apenas 50% de nossos adolescentes concluem o Ensino Médio até os 19 anos.”
A presidente ressaltou que vários trabalhos foram iniciados para reverter quadros como estes.
“Programas como Jovem de Futuro feito entre a parceria do MEC, Instituto Unibanco e as Secretarias de Estado de Educação são avanços que podem levar um Ensino Médio de qualidade para todos, refletindo positivamente em nossa realidade social, cultural, econômica e política.”
Também participaram da mesa o secretário de Educação Básica, Cesar Callegari, a coordenadora de currículos da SEB/MEC, Jaqueline Moll; o conselheiro nacional de Educação, José Fernandes de Lima; o representante do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE), Aguinaldo Garrido e o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão.
Seminário
A banda de rock Sustenido dos estudantes do Centro do Ensino Médio Setor Leste do DF foi escolhida para dar início as atividades do seminário que durante os três dias contará com a presença de 80 estudantes do Ensino Médio de todo o país, técnicos do Ministério da Educação, professores, gestores e representantes das universidades para apresentações e debates de experiências bem-sucedidas.
O conceito de ensino médio integral usado como tema do seminário ultrapassa a questão formal do número de horas que os estudantes passam na escola. O objetivo é destrinchar atividades e ações que possam complementar o trabalho educacional.
O secretário de Educação do Pará, Cláudio Ribeiro, representou o Consed na discussão sobre as novas diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio no primeiro dia (26).
Já durante o segundo dia (27), a mesa sobre a política de formação de professores do Ensino Médio: um diálogo com as universidades na perspectiva de fortalecimento da rede nacional de formação foi representada pelo Consed pelo secretário de Educação de Pernambuco, Anderson Gomes.
O secretário salientou que o debate não está focado somente na maneira de como as escolas devem tornar mais atrativa a educação do ensino médio, como também na opinião dos estudantes de como eles gostariam que fosse o ensino.
O secretário também enfatizou o desfio do gestor na construção de uma formação de qualidade.
“O desafio é grande, mas temos como principal aliado os professores, atores chaves deste processo. Acredito que para conseguir dar um salto de qualidade é importante capacitar os professores, já que são eles que estão na sala de aula.”, disse Anderson.
Para o último dia (28), está previsto o debate sobre políticas de ações em desenvolvimento para os jovens, que contará com a presença de Gilmar de Souza Ribeiro da Secretaria de Educação do DF, representando o Consed na mesa.
Ascom/Consed
27/6/2012