O Consed se reuniu nesta terça-feira (25/06) na Câmara dos Deputados com representantes do MEC, Undime e com os deputados Gabriel Chalita, presidente da Comissão de Educação, e Keiko Ota, relatora do Projeto de Lei 3688/2000 que estabelece a presença de psicólogos clínicos e assistentes sociais em escolas públicas. Representando o Consed, estiveram presentes a presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul Maria Nilene Badeca, e o secretário de Educação do Mato Grosso Ságuas Moraes.
Na ocasião foi feita uma proposta alternativa para a relatora do projeto de forma a atender os mesmos objetivos do projeto original. “Caso contrário, não há com operacionalizar isso, pois a Educação não tem recursos para essa ação. Os profissionais da área de psicologia e assistência social precisam ser pagos pelo SUS para atender as escolas” observou Nilene Badeca. “É importante que se tenha esses profissionais, desde que sejam ligados ao sistema de saúde e que isso não se amplie de forma a virar um centro clinico”, afirmou Ságuas Moraes.
O Projeto de Lei 3688/2000 deve ser colocado na pauta da próxima reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados que ocorrerá na próxima quarta feira, dia 03/07.
Ascom Consed