Notícias da Educação
22.01.2024A secretária Fátima Gavioli (GO) representou o Consed na reunião da Comissão Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (CNEEPEI), realizada nesta segunda-feira (22), virtualmente.
Essa é a primeira reunião do grupo no ano, que discute, entre outros assuntos, o parecer do Conselho Nacional de Educação sobre a política de Educação Especial. A secretária da Secadi, Zara Figueiredo, comanda os trabalhos.
Para a secretária Fátima existe uma insatisfação durante a construção dos documentos sem consulta. “Quero falar sobre essa questão de documentos construídos, principalmente construídos sem nos ouvir. E que depois quem colocará em prática somos nós, os gestores, municipais e estaduais”, aponta. “Eu queria saber quantos dias essas pessoas já viveram em uma escola pública. Quantos dias essas pessoas já trabalharam com crianças especiais, para poder fazer um documento que teremos que cumprir”, questiona.
“Tenho uma grande dificuldade de lidar com a inclusão do ponto de vista, de ser uma inclusão que não prepara o indivíduo para a vida e principalmente para os desafios que ela tem", destaca. “Inclusão é quando o professor regente recebe a todos, ensina a todos e cada qual na sua velocidade e na sua capacidade desenvolve a aprendizagem”, finaliza a secretária, reforçando a insatisfação sobre documentos que isentam o professor regente e que criam uma figura responsável pela educação da criança especial. “A responsabilidade da criança especial é minha, como secretária, da professora regente, da família e de quem tem obrigação de cuidar. E não de ficarem criando tentáculos na educação especial”. #educação