Notícias da Educação
10.07.2023Nesta segunda-feira (10) foi realizada pelo Ministério da Educação uma reunião para discutir a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, e técnicos também participaram do encontro.
O foco da estratégia é a universalização da conectividade para fins pedagógicos, garantindo conexão de todas as escolas públicas brasileiras com a melhor tecnologia disponível e velocidade adequada para a realização de atividades.
De acordo com informações da SEB, mais de 40 mil escolas públicas do país, em sua maioria municipais, ainda não tem acesso à Internet. Em alguns casos, também falta energia elétrica.
Um dos desafios do MEC, para a secretária Kátia, é conhecer melhor a situação das escolas nessa área, dificuldade que até mesmo alguns técnicos dos estados revelaram ter.
Entre as ações e iniciativas do MEC para além da conectividade, está a formação de professores e gestores e a implementação do novo anexo à BNCC de computação na educação básica.
Ainda em sua fala, a secretária destacou o papel de liderança dos estados para garantir a efetivação dessas políticas. "Precisamos que os estados assumam o protagonismo e apoiem os municípios com planos estratégicos."
Representando o Consed, participam o secretário de Estado da Educação do Piauí (Seduc), Washington Bandeira, e a diretora institucional, Nilce Costa.