Consed participa de audiência do PLS 284/2012

28.08.2013

O Projeto de Lei do Senado visa instituir a residência pedagógica para professores da educação básica

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) participa na manhã desta quarta-feira (28) de Audiência Pública destinada a instituir o Projeto de Lei do Senado n° 284 de 2012. A PLS altera a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a residência pedagógica para professores da educação básica. A audiência aconteceu na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.

Na ocasião, representando o Consed, esteve o Secretário de Educação de Tocantins, Danilo Melo de Souza. Presidindo a Audiência, esteve a vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, Senadora Ana Amélia.

Estiveram presentes também pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação (ANFOPE), Helena de Freitas; pela União Nacional do Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Rodolfo Joaquim da Luz; pelo Ministério da Educação a Diretora de Apoio à Gestão Educacional, Yvelise Arco-Verde e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Gilmar Soares Ferreira.

O Secretário Danilo disse em sua exposição que é preciso ter um aporte financeiro para que o estudante que em sua grande maioria trabalha de dia e estuda a noite permaneça na faculdade e possa aprender na escola com professores mais experientes. "Isso ajuda a aproximar mais as universidades da comunidade e o mais importante aprenderem a fazer fazendo" completou o secretário.

O Senador Randolfe Rodrigues, requerente da audiência, solicitou que as entidades presentes pudessem apontar suas sugestões para que sejam incluídas ao Projeto de Lei. O Secretário Danilo disse que o Consed se coloca a disposição par entregar suas proposições em um prazo de duas semanas.

Os debatedores acreditam que a proposta de criação de uma residência pedagógica para os professores das séries iniciais da educação básica tem lacunas e não auxiliará na resolução das falhas da formação de educadores no país, caso seja aprovada como está, sem pensar a educação básica como um todo.

Assessoria de comunicação do Consed