Notícias da Educação
27.02.2024Nesta terça-feira (27), o Ministério da Educação promoveu o encontro “Apresentação da Política Nacional de Equidade, Educação para Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola — PNEERQ”.
Entre os objetivos, a estruturação de um sistema de metas e monitoramento e assegurar a implementação da Lei n.°10.639/2003, modificada pela Lei n.° 11.645/2008; formação de profissionais da educação para gestão e docência para Educação para Relações Étnico-Raciais; prevenção a práticas racistas na Educação Básica e outros.
Representando o Consed, a secretária de Educação, Raquel Teixeira (RS), parabenizou a ação para a educação antirracista e afirmou a importância da iniciativa. “Temos que fazer o trabalho de conscientização com a rede, mas também com a sociedade como um todo. Estamos às ordens para esse trabalho e compartilhamento de experiências”, destaca. “Nós estamos deixando de falar de educação antirracista para falar em uma escola antirracista. Então, uma escola antirracista é aquela onde os alunos aprendem bem do mesmo jeito, sem distinção de raça”, finaliza.
A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), Zara Figueiredo, comandou a mediação da reunião. Participaram também as secretárias, Hélvia Paranaguá (DF), Adélia Pinheiro (BA), Socorro Batista (RN), a diretora institucional do Consed, Nilce Costa, e técnicos das redes estaduais de ensino.