O Consed participou na manhã de hoje (19) da cerimônia de Premiação do Concurso de Redação da Previdência Social. A cerimônia aconteceu no auditório do edifício sede do Ministério da Previdência Social. Nessa que é a sua primeira edição o concurso teve como tema "Qual a importância da Previdência Social para o seu futuro".
A vencedora do concurso foi a aluna Antonia Ianka Rocha Nascimento, da Escola Estadual de Ensino Profissional Júlio França do município de Bela Cruz, no estado do Ceará. Tanto Antonia como seu professor José Antônio da Silveira ganharam um “tablet”, cada um. Também ganharam “tablets” o segundo e terceiro colocados, respectivamente os alunos: Oswaldo Lourenço Brito Costa, do Colégio XX de Novembro, de Auriflama (SP) e Moisés Barbosa de Andrade, da Fundação Itabirana Difusora do Ensino, de Itabira (MG) e respectivos professores.
Durante a cerimônia, a Coordenadora de Ensino Médio do Ministério da Educação, Sandra Garcia ressaltou que é importante que se faça parte da grade curricular da escola uma formação que prepare o aluno para se tornar um cidadão "financeiramente educado". O Ministro Garibaldi Alves Filho em seu pronunciamento leu a redação da aluna campeã e elogiou a iniciativa adotada em sua redação. Em sua redação, a estudante narra a história de um pedreiro fictício que sofre um acidente e que fica dependente da ajuda de amigos e familiares – muitos deles segurados da Previdência – durante o tempo em que não pode trabalhar, já que não era segurado da Previdência Social.
O prêmio - Em comemoração aos 90 anos de existência do Ministério da Previdência Social, o orgão promoveu o concurso de redação em nível de alunos do Ensino Médio de todo o Brasil. A ideia foi permitir a expressão participativa dos alunos em um assunto que interessa a todos os cidadãos brasileiros: Previdência Social. Nesta edição mais de seis mil alunos participaram.
Com informações da Ascom/MPS