Notícias da Educação
29.08.2024
O Ministério da Educação (MEC) reuniu gestores e técnicos estaduais e municipais, na tarde desta quinta-feira (29), em Brasília, para discutir os saberes digitais docentes, uma ação do programa Escolas Conectadas. A reunião, coordenada pela Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, contou com a participação do secretário Roni Miranda (PR), que representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Na abertura do evento, Miranda apresentou um panorama das discussões no GT de Tecnologia do Consed, que ele lidera, explicando o trabalho que os técnicos estaduais desenvolvem em três frentes: conectividade, gestão e formação. O secretário também compartilhou sua experiência com formação digital docente no Paraná, onde os próprios professores da rede capacitam seus colegas.
O Ministério da Educação aproveitou o evento para lançar três iniciativas significativas para aprimorar a formação digital dos professores em todo o Brasil. A primeira delas é o Referencial dos Saberes Digitais Docentes, um documento que define as competências necessárias para o uso eficaz de tecnologias na educação, tanto em termos de ferramentas de trabalho quanto de conteúdos. Esse referencial visa apoiar as redes estaduais e municipais na capacitação de seus educadores.
A segunda iniciativa é o Edital de Cursos pelo AVAMEC, que cria uma trilha específica de saberes digitais. Esses cursos, oferecidos por meio de parcerias com universidades e o terceiro setor, estarão disponíveis para todos os professores do país, proporcionando formação contínua e atualizada.
A terceira medida é a introdução de uma ferramenta de autodiagnóstico para os professores, que permitirá uma autoavaliação das habilidades digitais e ajudará a identificar áreas para melhoria.