Os dados podem ser encontrados na janela Brasil em Números no portal do Conselho
Com objetivo de contribuir com as secretarias de educação, profissionais do magistério, entidades educacionais e a sociedade de modo geral, o Consed lança em seu site um banco de dados com informações relativas ao perfil do magistério público estadual, enfocando cargos efetivos existentes, funções exercidas, etapas, modalidades, área geográfica, turno e áreas disciplinares de atuação, além de tempo de serviço, jornada de trabalho e sua composição nos estados.
Além disso, o portal também traz informações sobre os planos de carreiras existentes em cada estado e no Distrito Federal e do valor do vencimento e da remuneração inicial do Profissional do Magistério com Formação em Nível Médio.
Com a divulgação dos dados, o Consed espera colaborar na melhoria do planejamento e da gestão de pessoal e, especialmente, fundamentar políticas de valorização do magistério público estadual.
“Certamente cada secretaria será beneficiada, assim como o seu conjunto. Em primeiro lugar, pela sistematização dos dados do magistério de sua própria rede de ensino que permite visualizar, de modo sintético, o perfil da distribuição de seus profissionais, de acordo com variáveis importantes. Em segundo lugar, a possibilidade de cada secretaria obter uma visão comparativa do que ocorre nas demais, favorecendo o intercâmbio de informações e a troca de experiências” ressalta a presidente do Consed e secretária de educação do Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa.
Segundo Nilene a base de dados pode ser um importante instrumento auxiliar para o planejamento da gestão e alocação de pessoal e para o desenvolvimento de políticas de valorização do magistério.
Graças ao empenho e colaboração dos coordenadores do departamento de Recursos Humanos das Secretarias, foi possível a compilação dessas informações.
“Esse trabalho é muito importante. É por meio dele que conseguimos ter uma noção da realidade de cada secretaria. Conseguimos fazer uma troca de experiências com outros coordenadores e perceber que algumas dificuldades que temos são comuns.”, diz o coordenador do Consed RH no Mato Grosso, Roberto Carlos de Camargo.
Para Ricidleiv Tondatto, técnico de recursos humanos na secretaria do Mato Grosso e criador do fórum de discussão entre os coordenadores da pesquisa de governança das secretarias, a divulgação destes dados tem muita utilidade pública. Ricidleiv, entretanto, faz uma ressalva na interpretação e comparação destes dados. “Cada estado tem sua peculiaridade com realidades distintas”
Consed RH
O conjunto destes dados fazem parte do Consed RH, programa desenvolvido pelo Conselho voltado para a gestão e valorização do magistério. O banco é alimentado semestralmente pelos gestores de recursos humanos, indicados formalmente pelos secretários de educação dos estados e do Distrito Federal e mediante cadastramento de senha.A copilação e o cruzamento de dados são realizados pelo Consed. É então disponibilizada, a todos os participantes, uma síntese de dados do País e de cada sistema.
Para os demais temas contemplados pelo programa, como estágio probatório, concurso público e avaliação de desempenho, a metodologia prevê o levantamento das normas e editais dos estados e do DF, a síntese comparativa de suas principais características e a realização de eventos para a discussão das informações assim sistematizadas. Desses encontros, devem decorrer propostas a serem disseminadas para todos os membros do Consed.
Clique aqui e consulte os dados
Ascom/Consed