Notícias da Educação
04.02.2025Na tarde desta terça (04), aconteceu a primeira reunião do GT Amazônia Legal no âmbito da Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola (CONEEQ). O encontro virtual, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), reuniu representantes de diversas instituições e teve como pauta o planejamento do plano de ação do grupo, o estabelecimento de prazos para os GTs e informes gerais.
O assessor especial da Secretaria de Educação da Bahia, Manoel Calazans, representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação no encontro. Calazans também integra a CONEEQ, por indicação do Consed. Ele ressaltou a importância do fortalecimento das políticas educacionais voltadas para as comunidades quilombolas, com foco na garantia de direitos e na valorização das culturas tradicionais.
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para a implementação de iniciativas voltadas para a educação escolar quilombola, bem como a definição de cronogramas e metas a serem cumpridas pelo grupo de trabalho. Os participantes reforçaram a necessidade de uma abordagem integrada e colaborativa para assegurar avanços significativos na educação das comunidades quilombolas da região da Amazônia Legal.
A próxima reunião do grupo de trabalho ficou agendada para o dia 18 de fevereiro, quando será apresentado um primeiro relatório, com dados da SECADI sobre a Educação Escolar Quilombola na região da Amazônia Legal.