Reunião aconteceu nesta terça-feira (9) e foi conduzida pelo Secretário de Educação do Acre, Daniel Queiroz.
O encontro faz parte do pacto entre Ministério da Educação com os governos estaduais para reestruturação da educação no Ensino Médio. Durante a reunião, a coordenação do Ensino Médio das secretarias de Educação dos estados da região juntamente com os secretários fizeram um levantamento dos problemas e das possíveis soluções.
Entre as dificuldades encontradas para o desenvolvimento de políticas para o ensino médio nortista estão: O difícil acesso as escolas, dificuldade na formação, contratação e lotação de professores habilitados nestes estados, a falta de integração da cultura local com o currículo e a pouca possibilidade de articulação entre a formação escolar e a profissionalização, dada a restrição de mercado de trabalho na área industrial e de tecnologia, com exceção da zona franca de Manaus.
Assim como as outras regiões, as secretarias do norte também seguem uma linha de soluções que busca ampliar a infraestrutura das escolas para implementação do ensino médio integral e alinhar a formação dos professores com o currículo do ensino médio e com as matrizes da avaliação externa.
Com a conclusão das reuniões regionais, será montada uma proposta nacional para ser apresentada na próxima reunião ordinária do Consed, que acontecerá em Florianópolis nos dia 17, 18 e 19 de outubro.
Ascom/Consed