Agenda da Aprendizagem
18.04.2019Estados, Municípios e União deverão construir agenda conjunta
A presidente do Consed, Cecilia Motta, se reuniu hoje com o novo ministro da Educação, Abraham Weintraub. Também estavam presentes à reunião o Secretário Executivo do Mec, Antonio Paulo Vogel, o Secretário de Educação Básica, Janio Carlos Endo Macedo, e o Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim.
Foi uma reunião de apresentação, em que Cecilia Motta, ao lado do presidente da UNDIME, Aléssio Costa, entregou ao ministro a Agenda da Aprendizagem. O documento traz uma série de demandas consideradas urgentes pelos estados e municípios.
O ministro se mostrou aberto às demandas e disse que vai trabalhar muito próximo ao Consed e à Undime. A primeira ação definida nesta reunião é a participação de secretários e técnicos do ministério na reunião conjunta que as duas entidades realizarão nos dias 25 e 26 de abril, em Salvador/BA. Na ocasião, equipes de vários setores do MEC vão ouvir do Consed e da Undime o detalhamento da Agenda da Aprendizagem e suas principais demandas.
Numa reunião posterior, no mês de maio, o próprio ministro irá ao encontro dos secretários estaduais e municipais com respostas para as demandas discutidas no encontro de Salvador. A ideia é integrar, ao máximo, os esforços dos grupos de trabalho já definidos por Consed e Undime, na Agenda da Aprendizagem, às ações do MEC, promovendo a interação de todas as equipes.
De acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Carlso Macedo, entidades parceiras do terceiro setor também serão convidadas, futuramente, para participar das discussões.