Consed e Embaixada Americana: uma parceria de resultados

Parcerias

09.01.2015

Resultados da parceria pela educação. Essa foi a temática central da reunião, realizada hoje  (16/12), na sede do Consed, entre a presidente do Conselho, Maria Nilene Badeca e a adida para Assuntos de Educação e Cultura da Embaixada Americana, Megan Ellis. O encontro também contou com a presença do secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Klinger Marcos Alves; da secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa; da coordenadora de programas e projetos do Consed, Carla Fonseca e Márcia Mizuno, assessora de Educação e Cultura da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

A pauta do encontro foi um breve balanço das muitas iniciativas – como o programa Jovens Embaixadores, de iniciativa da Embaixada e o Prêmio Gestão Escolar – PGE, de iniciativa do Conselho – que fazem parte do calendário da educação brasileira.  A relação de sucesso com a Embaixada é constituída também por diversos outros programas, como: o Programa de Estudos sobre os EUA para Jovens Líderes Brasileiros e o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa nos EUA.

A presidente do Consed e secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, Maria Nilene Badeca da Costa, destacou a importância dessa parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, especialmente, porque valoriza e muito a relação entre o povo brasileiro e o povo americano.

Maria Nilene afirmou que esses programas, é claro, “fazem parte de uma relação muito maior entre nossos povos. Os nossos presidentes – Obama e Dilma – têm trabalhado para criar mais intercâmbios educacionais, mais intercâmbios para jovens”.

Para a presidente Maria Nilene, o Consed também incorpora esse desafio e destacando a “importância estratégica de manter os canais de interlocução amplamente abertos com a Embaixada do Estados Unidos para garantir a continuidade desta parceria frutífera para a educação brasileira”.

A adida americana, Megan Ellis expressou que para a Embaixada Americana é uma prioridade “firmar parcerias que fortalecem a educação” e entende que os diversos programas são uma “ótima oportunidade de contribuição para a educação brasileira”, pois, todos “os investimentos em educação são muito importantes”.

Márcia Mizuno, assessora da Embaixada, lembrou da longevidade da parceria entre a Embaixada Americana e o Conselho. Ela recordou que o PGE foi inspirado em programa americano similar e que, atualmente, “o prêmio brasileiro conseguiu um alcance maior” em comparação ao modelo que serviu de referência.