Consed e Embaixada Americana recebem destaques estaduais do Prêmio Gestão Escolar 2013

20.09.2013

Premiação proporciona intercâmbio, nos Estados Unidos, para gestores de escolas públicas



O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), juntamente com a Embaixada Americana recebem nesta quinta (19) e sexta-feira (20) os vinte e seis gestores escolares da rede pública brasileira selecionados para participar, de 14 a 30 de outubro, do intercâmbio nos Estados Unidos. Durante a viagem os premiados terão a oportunidade de conhecer o sistema educacional público norte-americano. O grupo é formado por gestores brasileiros premiados pela excelência em liderança e gestão escolar de 25 Estados brasileiros e do Distrito Federal. A oportunidade de intercâmbio faz parte do conjunto de premiações oferecida aos gestores escolares selecionados como destaques estaduais do Prêmio Gestão Escolar 2013.

Na recepção aos diretores, que ocorreu na Embaixada Americana, em Brasília, deram as boas vindas a Secretária Executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa e Todd Champman, Ministro-Conselheiro da Embaixada Americana. Nilce da Costa ressaltou que o intercâmbio é uma experiência única para cada um dos diretores e propôs que todos “estejam abertos para aprender mais sobre a cultura educacional norte-americana”.

Champman por sua vez, falou da satisfação do Departamento de Estado Norte-americano em receber a comitiva do Brasil de forma a proporcionar esta troca de experiências com gestores escolares de seu país. No retorno ao Brasil, os 26 gestores participarão da cerimônia de entrega do Prêmio Gestão Escolar (PGE), no dia 31 de outubro, em Brasília, uma promoção do Consed em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; Ministério da Educação (MEC) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

O intercâmbio
Durante o período em solo americano, os gestores participarão de oficinas sobre liderança e gestão escolar; visitarão escolas e se reunirão com gestores e educadores nos EUA. Após esse primeiro momento, o grupo será subdividido para visitas de observação em nove Estados norte-americanos: Alaska, Arizona, Califórnia, Flórida, Georgia, New Hampshire, Nova York, Carolina do Norte e Texas, sendo recebidos por gestores norte-americanos que replicarão a experiência do programa, em intercâmbio previsto para agosto de 2014, no Brasil.


Referências regionais
O Prêmio Gestão Escolar, criado em 1998, pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil, busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Já participaram, ao longo da trajetória do prêmio, 34.832 instituições. “O prêmio é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. É um processo de autoavaliação, momento em que a escola olha para si e reflete sobre o que pode ser aprimorado na sua gestão”, afirma a presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.

As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada.  A primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. 
 
Assessoria de Comunicação do Consed com informações da Embaixada Americana