Consed destaca ações do Governo da Paraíba na área de Educação

Paraíba

20.12.2016

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) recebeu, nesta segunda-feira (19), integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Instituto Natura e do Itaú BBA, com objetivo de discutir ações e parcerias para o Ensino Médio em 2017. O presidente do Consed, Fred Amâncio, que é secretário de Educação de Pernambuco, destacou as ações desenvolvidas pelo Governo da Paraíba na área de educação ao longo do ano, tornando o Estado referência para outros gestores do país. O debate aconteceu na Escola Cidadã Integral Técnica Erenice Cavalcanti Fideles, em Bayeux.

Na ocasião, ocorreu também outro encontro, para discutir as propostas curriculares da Educação Profissional para as escolas cidadãs integrais envolvendo professores e a comissão técnica do Estado, sob a coordenação da secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho.

De acordo com o secretário de Educação, Aléssio Trindade, a reunião do Consed reforça a confiança que os membros do Conselho depositam no modelo de gestão do Estado. “Discutimos uma série de ações para 2017, pincipalmente no que diz respeito à implantação do Ensino Integral em todo o país”, revelou. “A Paraíba é pioneira em muitos aspectos da Educação Integral aliada ao Ensino Médio. A partir disso o Consed observa e discute o que pode ser feito em outros Estados”, complementou o secretário.

O presidente do Consed, Fred Amâncio, disse que a Paraíba tem contribuído muito nessas discussões envolvendo o Ensino Médio aliado ao Técnico, porque tem a experiência do modelo na prática. “Estar aqui é muito interessante porque o Estado já tem experiência nesse modelo de Ensino Médio, de Escola Técnica e do tempo integral. Essa referência nos ajuda no planejamento das ações para o próximo ano, em outros Estados”, declarou Amâncio, que é secretário de Educação de Pernambuco e fez questão de falar sobre a homenagem feita pelo Governo da Paraíba para o ex-governador do Estado vizinho, Eduardo Campos. “Fiquei feliz em chegar à Paraíba e ver que vocês estarão inaugurando um viaduto com o nome do nosso saudoso governador. Ele, com certeza, foi um dos responsáveis por reposicionar o Nordeste dentro do cenário politico nacional” ressaltou.

Parcerias – Representantes do Instituto Natura e do Itaú BBA, parceiros da Secretaria de Educação da Paraíba, também participaram das discussões com o Consed, nesta segunda-feira (19). Assim como o secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho. Ana Inoue, do Itaú BBA, disse que a parceria com a Educação da Paraíba vem gerando resultados muito positivos. “É admirável o trabalho que acontece aqui. O Estado foi pioneiro nessa articulação do Ensino Médio com o Técnico, fazendo com que o aluno não tenha vontade de ir embora, o que resulta num baixo índice de evasão escolar”, disse. “Precisamos divulgar e expandir para o Brasil as coisas boas que estão acontecendo por aqui”, finalizou.

Carolina Faria é coordenadora de apoios e parcerias do Instituto Natura. “Aqui na Paraíba a parceria dura cerca de dois anos, apoiando as ações das escolas de tempo integral, da escola digital e, agora, colaborando com a expansão dessas iniciativas para outros Estados”, frisou. “A formalização da política de educação integral aqui é um dos grandes diferenciais da nossa parceria”, completou.

Durante o encontro do Consed, houve a apresentação de uma proposta do Instituto de Ensino Superior Insper, de São Paulo, dentro do debate envolvendo o novo Ensino Médio. O vice-presidente, Roberto Pedote, apresentou um modelo de programa, que pode facilitar a capacitação de técnicos das secretarias de Educação, no processo de implantação da reforma do Ensino Médio. A parceria do Insper é intermediada pelo Itaú BBA.

À tarde, a reunião aconteceu no Centro de Formação de Educadores de João Pessoa, em Mangabeira. Antes de iniciar a reunião, a equipe visitou as instalações do Centro de Formação, seus laboratórios e auditório. Dando continuidade à pauta, o secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório Filho, destacou a importância do encontro. “Essa reunião foi extremamente importante para verificar o que cada Estado da Federação está fazendo e discutimos várias ideias para que possamos ir amadurecendo possíveis desenhos do futuro Ensino Médio que desejamos”, destacou o secretário do Distrito Federal.

http://paraiba.pb.gov.br/consed-destaca-acoes-do-governo-da-paraiba-na-area-de-educacao/