O primeiro encontro aconteceu nesta quinta-feira (13/9) com os secretários Estaduais de Educação da região sudeste e faz parte do pacto entre Ministério da Educação com os governos estaduais para reestruturação da educação nesta etapa.
Para debater a temática, a reunião também contou com técnicos da educação do Ensino Médio das secretarias que compartilharam com os gestores os projetos que vêm sendo desenvolvidos no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na concepção da secretária de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola, o ensino médio necessita de uma nova roupagem didática que responda à altura as demandas contemporâneas destes jovens, sobretudo, no âmbito profissional. Gerar competências e habilidades focadas na empregabilidade é um dos motes do Reinventando o Ensino Médio.
"Nosso maior desafio agora é o Ensino Médio. Já avançamos no nível básico, com os programas de intervenção e monitoramento da qualidade de ensino, como o Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), e também no Ensino Superior, com programas de ampliação em Ciência e Tecnologia. O que iremos fazer agora é atualizar o padrão escolar do Ensino Médio", explicou a secretária.
Cada região do País fará grupos de trabalhos como este, para debater a realidade de seus estados e possíveis soluções. Com a conclusão dos grupos será montada uma proposta nacional para ser apresentada na próxima reunião ordinária do Consed, que acontecerá em Florianópolis nos dia 18 e 19 de outubro.
Ascom/Consed com informações Secretaria de Educação de Minas Gerais
13/9/2012