Consed apresenta resultados da Pesquisa sobre Governança das Secretarias Estaduais de Educação

05.11.2013

Possibilitar um mapa dos aspectos institucionais, dos recursos humanos e financeiros, dos principais programas e políticas de educação de todas as unidades federativas. Esses são os objetivos da Pesquisa sobre Governança das Secretarias Estaduais de Educação, apresentada hoje terça-feira (05), em São Paulo, pelo Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed),  a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Natura, parceiros na pesquisa.

A secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa e o secretário adjunto da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Aderbal de Castro Meira Filho, representaram o Consed. Nilce Costa afirmou que “o evento trouxe os desafios e as ações inovadoras por região e a visão nacional para a melhoria na educação brasileira”. Ela complementou que o próximo passo é realizar a troca de boas práticas entre os estados.

Participaram da mesa de abertura o professor  Aderbal de Castro (Consed), Pedro Vilares, do Instituto Natura e Fernando Abrúcio (FGV).  Aderbal pontuou que da Pesquisa de Governança das Secretarias Estaduais de Educação tem um significado estratégico e “justifica-se , pois, possibilitará a elaboração de políticas e programas de caráter nacional”.

Desenvolvida pela FGV juntamente com o Consed a pesquisa contou com a parceria e contribuição do Instituto Natura. O resultado da pesquisa foi concebido por meio de 100% de adesão, sendo um diagnóstico das 27 Secretarias Estaduais de Educação do Brasil destacando inovações e ações bem sucedidas que possam ser disseminadas.