Conscientização ambiental e workshop interestadual são temáticas na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil

Mato Grosso do Sul

23.11.2022

Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, localizada em Corumbá,realizou no início do mês de novembro duas atividades com os estudantes, o descarte correto de lixos eletrônicos e o primeiro Workshop Interescolar da Qualificação Profissional.

Descarte correto

Com o objetivo de conscientizar os estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, período vespertino, acerca do descarte adequado do lixo eletrônico, os estudantes do 7º C do  Ensino Fundamental, realizaram um estudo teórico a respeito dos Resíduos Equipamentos Eletrônicos (REE) e seus impactos negativos na saúde humana e ao meio ambiente, quando descartados de forma inadequada junto a outros resíduos sólidos.

Após, os estudantes conheceram os meios adequados de descarte e reciclagem deste tipo de material, foi feito uma campanha de conscientização quanto o descarte correto dos REE. Então, os estudantes colocaram um ponto de coleta na escola e, também, recolheram de suas residências para serem descartados em um ponto de coleta autorizado.

O projeto foi apresentado na Feira de Ciências e Conhecimento da escola, FEICICON, e em seguida todo o material recolhido foi levado ao Ecoponto de Corumbá para que pudessem realizar os procedimentos de descarte adequado.

O ECOPONTO está localizado na Rua Aquidauana, 279 – Bairro Universitário, horário funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. O projeto é orientado pelas professoras Cássia Mayara dos Santos Diamante Pereira e Suellen Aparecida Mendonza Cruz.

Workshop Interescolar

O primeiro Workshop Interescolar da Qualificação Profissional, aconteceu na quinta-feira (10) na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, em parceria com a Escola Estadual Dom Bosco e a Escola Estadual Otacílio Faustino da Silva, com o objetivo de promover a interação dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho.

Durante o evento os jovens protagonistas desenvolveram e apresentaram oficinas voltadas ao mercado de trabalho, com temas relacionados a Administração e Recursos Humanos - oficina de currículos, criação de logomarca, teste vocacional, empreendedorismo e muito mais...

Além da participação ativa dos estudantes nas apresentações, eles também realizaram a autoavaliação de sua aprendizagem utilizando a rubrica, que era entregue no momento da retirada do certificado de participação.

“Esse evento buscou apresentar as práticas exitosas das escolas, com metodologias e inovações que estimulem a formação integral dos jovens”, lembra gestora Rosely Mansilla. O evento foi organizado  pelas docentes Angela Maria Lima, Andressa Sara Neves e Geicyanne Nunes Surubi. Colaboração dos professores Luiz Fabrício, Renata Franco,Soyla Nascimento e Maria Alice.

Adersino Junior, SED/MS