Mato Grosso do Sul
23.11.2022Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, localizada em Corumbá,realizou no início do mês de novembro duas atividades com os estudantes, o descarte correto de lixos eletrônicos e o primeiro Workshop Interescolar da Qualificação Profissional.
Descarte correto
Com o objetivo de conscientizar os estudantes, professores e funcionários da Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, período vespertino, acerca do descarte adequado do lixo eletrônico, os estudantes do 7º C do Ensino Fundamental, realizaram um estudo teórico a respeito dos Resíduos Equipamentos Eletrônicos (REE) e seus impactos negativos na saúde humana e ao meio ambiente, quando descartados de forma inadequada junto a outros resíduos sólidos.
Após, os estudantes conheceram os meios adequados de descarte e reciclagem deste tipo de material, foi feito uma campanha de conscientização quanto o descarte correto dos REE. Então, os estudantes colocaram um ponto de coleta na escola e, também, recolheram de suas residências para serem descartados em um ponto de coleta autorizado.
O projeto foi apresentado na Feira de Ciências e Conhecimento da escola, FEICICON, e em seguida todo o material recolhido foi levado ao Ecoponto de Corumbá para que pudessem realizar os procedimentos de descarte adequado.
O ECOPONTO está localizado na Rua Aquidauana, 279 – Bairro Universitário, horário funcionamento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h30 às 16h30. O projeto é orientado pelas professoras Cássia Mayara dos Santos Diamante Pereira e Suellen Aparecida Mendonza Cruz.
Workshop Interescolar
O primeiro Workshop Interescolar da Qualificação Profissional, aconteceu na quinta-feira (10) na Escola Estadual Carlos de Castro Brasil, em parceria com a Escola Estadual Dom Bosco e a Escola Estadual Otacílio Faustino da Silva, com o objetivo de promover a interação dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho.
Durante o evento os jovens protagonistas desenvolveram e apresentaram oficinas voltadas ao mercado de trabalho, com temas relacionados a Administração e Recursos Humanos - oficina de currículos, criação de logomarca, teste vocacional, empreendedorismo e muito mais...
Além da participação ativa dos estudantes nas apresentações, eles também realizaram a autoavaliação de sua aprendizagem utilizando a rubrica, que era entregue no momento da retirada do certificado de participação.
“Esse evento buscou apresentar as práticas exitosas das escolas, com metodologias e inovações que estimulem a formação integral dos jovens”, lembra gestora Rosely Mansilla. O evento foi organizado pelas docentes Angela Maria Lima, Andressa Sara Neves e Geicyanne Nunes Surubi. Colaboração dos professores Luiz Fabrício, Renata Franco,Soyla Nascimento e Maria Alice.
Adersino Junior, SED/MS